quinta-feira, 2 de setembro de 2010

[NG] Usando o Creation Centre


Com o Creation Centre BETA "em mãos", é hora de começar a criar alguma coisa. Ao longo do post, você poderá conferir muitas imagens e informações sobre o processo de criação dos times e dos jogadores. Vale ressaltar que essa funcionalidade é só para os jogos nos consoles next gen (PS3 e Xbox 360). Clique no link abaixo para continuar:

Qual jogador e time criar para começar? Me veio à mente o goleiro Miguel Ángel Pinto da seleção Chilena e da Universidad de Chile, um dos destaques da Copa Sulamericana do ano passado e da Libertadores deste ano. Primeiro passo: Procurar informações dele. Peso, altura, fotos de referência... Para a minha sorte, o site oficial de La U é bem completo e possui informações bastante úteis para essa pesquisa. Feito isso, vamos lá! Create a Player. Nome, sobrenome, número, nacionalidade, data de nascimento, posição etc:

Info Miguel Pinto

Pronto! Meu jogador já tem nome. Miguel Ángel Pinto. Agora, usando a foto que La U disponibiliza em seu site, vamos ver alguma aparência legal para o goleirão. As opções aqui são bastante limitadas. Não temos muitos cabelos ou opções diferentes de rostos. São 4 etnias (branco, negro, mulato e asiático) com em média 6 e 8 faces disponíveis. Os cabelos também não são muito variados. Mas por aproximação chegamos a algo "decente". Adicionando peso e altura e tipo de corpo (entre magro, normal e pesado) passamos por esta parte. [Nota: Ao contrário das medidas da imagem (libras e pés), peso e altura estão disponíveis em Kg e Metros na versão da Inglaterra do CC Beta.]

Aparência Miguel Pinto

Agora vamos aos acessórios. Luvas, proteção de tornozelo, braceletes, chuteiras e opções de uniformes (para dentro ou para fora do calção e mangas curtas ou longas). Nada muito interessante. Pinto usa chuteiras brancas, luvas brancas, camisa para fora do calção... Então vamos colocá-lo assim!

Acessórios Miguel Pinto

Agora a coisa começa a ficar séria. Teremos um post especial específico sobre o próximo passo em breve. Nosso amigo e membro do blog, Bruno, irá fazer uma coluna com dicas sobre a edição dos atributos dos jogadores e vamos tentar trazer uma explicação sobre cada um deles. Bruno é um dos editores da Liga Brasileira do FIFA 11. Mas enquanto essa hora não chega, vamos com o Miguel Pinto. O goleiro se destaca pelo grande reflexo. Então, este atributo precisa ser um diferencial do jogador. Na imagem abaixo você pode ver todos os atributos do jogo. Cada um deles influencia no desempenho do jogador em campo de acordo com a posição do mesmo. Um goleiro não pode ter atributos incríveis de finalização assim como um centro avante não pode ter atributos elevados de posicionamento no gol. Vamos ver como ficaram os atributos do Miguel Pinto:

Atributos Miguel Pinto

Passados os atributos, vamos para os traços do jogador. São elementos fundamentais para os mesmos no FIFA 11. Com a implementação do Personalidade+, eles terão influência direta no comportamento dos atletas virtuais. Essas características devem ser atribuídas àqueles atletas que são realmente conhecidos por cada uma delas. Por exemplo, se o jogador se joga uma vez a cada 2 jogos tentando cavar um pênalti ou uma falta ele não deve receber o traço "Diver". Se for um Neymar (do Santos), um Caio (do Botafogo) ou um Jorge Henrique (do Corinthians), que a cada encostão já procura o chão, o traço "Diver" pode ser atribuído sem muitos problemas a ele.

Traços Miguel Pinto

Miguel Pinto não tem nenhum desses traços como marca, então vamos para o próximo passo. Chegamos à parte do comportamento do jogador. Temos a taxa de trabalho, tipo de meias, comemorações, etc. Para o Miguel Pinto, o que chama atenção é o ítem "Save Style" (como os goleiros fazem as defesas). Dentre as opções Tradicional e Acrobático, certamente o goleirão se encaixa no acrobático!

Comportamento Miguel Pinto

Pronto! Acabamos nosso primeiro jogador. Agora só temos que salvar. Aqui temos 3 opções:
1 - Salvar como rascunho ou publicar só para o time do jogador.
2 - Publicar somente para uso pessoal (só você poderá baixar o jogador quando for jogar o FIFA 11).
3 - Publicar para uso público (todos podem ver/baixar seu jogador).

Salvando Miguel Pinto

Com o jogador pronto e salvo, vamos para a parte 2. Fazer o primeiro time. Como o Miguel Pinto é goleiro da Universidad de Chile, é esse o time escolhido para começar. Vamos La U! Create a Team!

Informações gerais. Nome do time, abreviação do nome (3 letras que aparecem no placar), cidade, País, cores...

Info geral

Vamos escolher a casa da U de Chile agora. O time joga no Estádio Nacional de Chile. O genérico da lista que mais parece com o original é o Olimpico Generico, devidamente renomeado para Nacional (pois "Estadio Nacional" não coube na caixa de texto).

Estádio

Após escolher aonde o time irá jogar, vamos começar a escolher a identidade do mesmo. Aqui vem a primeira grande decepção. As opções de escudos são limitadíssimas. Só temos os que aparece na imagem baixo e só podemos variar as cores.

Escudo

Passada a decepção com o escudo, bola pra frente. Vamos ao elenco. Escolhemos a formação, os titulares e os reservas. Quando tiver com o time completo é só arrastar os jogadores para mudar de posição com outro. Na imagem temos só o Miguel Pinto no time, apesar de no momento o mesmo já estar quase completo. Podemos criar 25 jogadores "dentro do clube" que não fazem parte do limite de 50 jogadores do "Create a Player".

Escalação

Se você não quizer criar todos os jogadores necessários para salvar o time, você pode buscar os jogadores já criados por outros usuários e usá-los no seu time.

Busca

Agora vamos começar a ver a parte de gerenciamento dos times. Primeiro temos a tela para escolher os cobradores (de faltas, pênaltis e escanteios) e o capitão do time. Mais uma vez, só clicar no jogador em Starting 11 e arrastar para uma das opções na esquerda.

Roles

Escolhidos os cobradores, vamos para a tática do time. Escolhemos o estilo de jogo na defesa e no ataque, assim como as Custom Tactics do FIFA 10. Cada escolha influencia no campo.

Táticas

Agora vem uma parte legal. Uniformes!!! São boas opções. 8 templates da Adidas, da Nike, da Umbro, da Puma e genéricos da EA Sports totalizando 40 tipos de uniforme. Com as combinações de cores, podemos ter alguns modelos bem interessantes. Para La U vamos com um Adidas tradicional para o uniforme da casa e de visitante:

Uniforme titular
Uniforme reserva

Uniformes escolhidos, vamos aos detalhes dos mesmos. Numeração, nome no uniforme e suas respectivas cores. Aqui também temos uma combinação bastante interessante.

Uniforme titular 2
Uniforme reserva 2

Ufa! Terminamos o time da Universidad de Chile. Agora só faltam outros 24 jogadores... Dá bastante trabalho, mas se feito da forma certa pode ser bem interessante para ajudar no realismo do jogo. Lembre-se de que apesar de não poder usar os times criados no Career Mode, você pode contratar os jogadores criados e baixados para o seu jogo no novo modo do FIFA 11.

Para finalizar, lembro mais uma vez que nosso amigo Bruno irá trazer em breve um "mini-guia" sobre a edição dos atributos dos jogadores. Fiquem ligados!