terça-feira, 21 de setembro de 2010

[Geral] Dicas de Edicão - Parte 2


E aí pessoal!
Continuando o post de dicas de edição da semana retrasada, chegou a hora de analisar mais detalhadamente o Neymar criado pelo André! Mas antes, vamos relembrar os três passos importantes que postei na primeira parte, que vai nos auxiliar nessa análise.

“1)Destacar as principais habilidades do jogador, tanto as piores quanto as melhores, que juntamente com os perfis comportamentais (Traits e Behavior), darão uma característica única ao jogador;

2)Comparar o jogador que desejamos criar com outros de características parecidas e que de preferência joguem na mesma liga (essa opção logicamente será válida assim que todos tiverem o FIFA 11 em mãos);

3)Ter bom senso quando criar jogadores de ligas mais fracas, para não interferir no equilíbrio do jogo, e principalmente na simulação de realidade que se deseja alcançar.”


Fazendo uma pequena síntese dessas três dicas antes de verificarmos o que o André aprontou, podemos dizer que o Neymar se destaca pela técnica acima da média, agilidade e velocidade. Mais especificamente, tem uma facilidade incrível em driblar, ótimo controle de bola, finalização, passe, agilidade, aceleração e velocidade. Entre os atributos mentais disponíveis no Creation Center, vejo um equilíbrio entre visão, posicionamento e pênaltis, apesar que depois que a paradinha foi banida ele está com mais dificuldades para vencer os goleiros. Atualmente, na edição oficial do FIFA, Reactions (tempo de reação) é considerado um atributo mental também, já que para um jogador ter um tempo de reação bom, logicamente ele precisa pensar rápido! No CC, o tempo de reação está como um atributo físico, mas de qualquer maneira o Neymar tem que ter um tempo de reação alto, característico da maioria dos jogadores diferenciados.

Agora, observando suas maiores fraquezas, com certeza por ele ser um jogador desprovido de força, é praticamente impossível vermos o Neymar ganhar um confronto físico. Cabecear também não é o forte dele, apesar de acertar algumas boas cabeçadas como na sua estréia no Brasil (mas até o Ronaldo Fenômeno acerta de vez em quando). Nem precisaríamos colocar em pauta a marcação e seus atributos correspondentes. A maioria dos atacantes está entre os 20-40 nesses atributos.

Seguindo direto para a segunda dica, comparar o Neymar com jogadores de características parecidas é mais complicado, principalmente dentro da nossa própria liga, já que ele é um jogador fora de série. Então, na mesma hora podemos puxar na memória o Robinho para nos auxiliar, já que também é um jogador leve de drible fácil. Como eu tenho acesso às informações oficiais, posso analisar os dois jogadores e aproximar suas características (caso seja necessário e caso eu concorde com a edição do editor italiano que está com ele em mãos), mas vocês também poderão fazer isso com mais propriedade daqui a alguns dias com o FIFA11 completo rodando a mil.

A terceira dica felizmente não se aplica ao novo “bad boy” do futebol brasileiro, já que o Neymar é simplesmente um dos maiores talentos atuantes no país e nunca atuará em divisões inferiores (assim espero).

Ufa... Finalmente! Agora sim vamos verificar a edição de nosso amigo e cobaia André, lá vai:


Attacking
Não vejo maiores problemas por aqui, o André foi bem coerente. Finishing (finalização) e Short Pass (passe) estão em destaque, com uma boa nota para Volleys (voleios), perfeito!

Goalkeeper e Marking
O André como um bom e velho membro ativo e revisor da database oficial do FIFA, editou os atributos de goleiros como se deve para jogadores de linha, ou seja, tudo abaixo de 10. Os atributos de marcação nesse caso também estão totalmente dentro, já que o Neymar tem que driblar e fazer gols, o resto não é com ele!

Mentality
Aqui o André manteve certo equilíbrio entre os atributos, tirando Positioning (Posicionamento), que está mais destacado, mas talvez não seja o número ideal. Podemos considerar que o Neymar sabe se posicionar com certeza, o que significa a habilidade de ler o jogo ofensivamente, estar sempre na posição correta e não ficar em impedimentos freqüentes. Acho que poderíamos dar um destaque um pouco maior na visão, aí sim seguidos de posicionamento e pênaltis (que nesse caso é aquela barrinha de composure que temos que acertar o “maledito” verde).

Movement
Entramos em um ponto crítico, pois tirando o drible, os atributos de movimentação são os que nos darão a maior sensação de realidade ao jogarmos com o Neymar no jogo.
Jogando a demo do FIFA11 observamos que os jogadores com maior aceleração não estão conseguindo se livrar dos mais lentos tão fácil (e isso está muito real na minha opinião), portanto poderíamos subir consideravelmente a nota de acceleration (aceleração) e um pouco de sprint speed (velocidade final). Agora, principalmente o Agility (agilidade) vejo como um de seus atributos top. O Neymar tem uma facilidade incrível para mudar de direção, que aliado ao drible espetacular fazem os defensores tremerem. Atenção especial também ao Reaction (tempo de reação) que comentei anteriormente, o Neymar tem de sobra.

Skill
Aqui certamente são os atributos mais fáceis de assinalar para o Neymar. Dribbling (drible) e , Ball Control (controle de bola) destacados pelo André, perfeito!

Power
Chegamos a outro ponto importante para darmos maior realidade ao Neymar virtual. Destacamos anteriormente a força como sua maior fraqueza, então 63 é considerado um número alto. O Shot Power (força do chute) também deve ser analisado com cuidado. O Neymar não tem um dos chutes mais poderosos, mas a força de chute abaixo de 70 talvez nos traga uma sensação não tão agradável no game. Stamina alta (ou resistência física) também poderia ser revista. Geralmente volantes e alas sãos os jogadores mais providos dessa disposição toda.

Bom, acho que é isso. Agradeço ao André por ter disponibilizado seu Neymar à tapa (ele está realmente precisando disso na vida real) e se caso tenham mais dúvidas durante a criação de um jogador no CC, fiquem a vontade para me mandar um e-mail: editorfifa@hotmail.com.

Grande abraço!