terça-feira, 14 de setembro de 2010

[NG] Clubs no FIFA 11


Via FIFAblog.be temos a "Parte 2" do tópico iniciado ontem sobre os Virtual Pro's. Desta vez, Mike Takla volta contando as novidades do modo de jogo online 'Clubs'. Confira abaixo uma tradução livre:

"Olá de novo. Eu sou Mike Takla, designer de modos de jogo online e offline do FIFA 11 e estou aqui para falar das melhorias que fizemos ao modo de jogo 'Clubs'. Para quem não conhece, Clubs é um modo de jogo do FIFA 10 que permite que o usuário forme um time e jogue com amigos contra clubes de todo o mundo. Neste modo, em que o sucesso depende da interação da comunidade, nós traçamos algumas prioridades baseadas no feedback e nos pedidos dos usuários.

Futebol virtual 11x11
Como já mencionado em outras oportunidades, o FIFA 11 irá ter jogos online com 11x11 e esta novidade também faz parte do Clubs. Estamos realmente empolgados com a possibilidade de oferecer a vocês a chance de jogar uma partida com um time completo. Esperamos ver alguns goleiros fazendo o seu nome no mundo virtual. Assim como o ano passado, vamos ter o 'Pro Leaderboard' que mostra os melhores jogadores de cada posição baseado em sua performance online. O ranking obviamente incluirá os goleiros. Se alguma posição estiver vazia, a CPU fará o trabalho para você e estou certo que você vai gostar de saber que não teremos goleiros baixos este ano.


Criação e customização do Club
O primeiro lugar na lista de pedidos da comunidade foi a possibilidade de ter mais customização na criação do Club. Eu vou começar dando algumas más notícias, mas espero que as seguintes sejam melhores. No começo do ano, nossa intenção era possibilitar a utilização dos times criados no Creation Centre nos Clubs online, com escudo e uniformes personalizados. Mas infelizmente isso acabou sendo mais difícil do que pensávamos e não será possível fazer isso no lançamento do jogo. Estamos tentando fazer isto ficar disponível via patch, mas caso não seja possível, certamente será incluído no FIFA 12. Após essa má notícia, vamos começar com as boas...

Este ano os gerentes dos Clubs podem escolher um nome de comentário de uma lista de aproximadamente 500 nomes. O narrador irá usar este nome ao invés do nome do time que você escolher. Os nomes disponíveis incluem várias cidades do mundo e nomes comuns de times como United, City, Rovers e etc. Também adicionamos alguns nome dos melhores Clubs do FIFA 10 como forma de agradecimento pelo envolvimento com o modo. Outra novidade é a possibilidade de escolher o estádio. Entretanto, todos os novos Clubs irão começar com o mesmo estádio (capacidade de 10 mil pessoas) e novos estádios serão habilitados conforme o clube for tendo mais sucesso. Você pode ver a capacidade do estádio do Club visitando a página dele para ter uma ideia do nível. Você também verá a capacicade quando for jogar na casa dele.


Ano passado quando criava-se um clube, tinhamos a opção de escolher qual Liga Regional você gostaria de participar. Outra mudança que fizemos este ano foi criar uma lista de jogadores por região, então nomes de jogadores que jogam em posições que não são usadas pelos Virtual Pro's serão baseadas na Liga. Isso significa que os jogadores genéricos serão bem mais equilibrados e jogarão nas posições orretas.

Liga e Copa
Nós mantivemos as temporadas mensais do FIFA 10 e adicionamos uma nova competição: Copa. Ambas as opções (Liga e Copa) estarão disponíveis para seleção no Lobby de jogo. O Club pode entrar na Copa a qualquer momento e requer 4 vitórias para ganhar o título, o que paarece bem mais fácil do que realmente é. Com o tempo as partidas vão ficando mais difíceis, já que você jogará contra Clubs melhores. O número de Copas vencidas irá aparecer na página do Club e no Ranking mundial. Esperamos que a adição das Copas seja uma boa opção para os clubes que não costumam jogar muito regularmente nas partidas da Liga.

No caso da Liga, assim como no ano passado, cada temporada tem a duração de 1 mês. O número de Ligas vencidas também é visível na página do Club. Também adicionamos uma nova tela onde temos a história das Ligas, com a lista dos campeões anteriores. Para ver como os Clubs estão se saindo em todas as ligas, temos o Club World Ranking, que mostra todos os resultados e ranking dos 100.000 melhores Clubs.

Treinos e amistosos
Uma das minhas novidades favoritas é a possibilidade de treinar. Esta opção está disponível no Lobby de jogo e permite ao Club melhorar o jogo de equipe e testar novos membros em uma partida Unranked contra a CPU, que joga como o World XI (Os melhores do Mundo) no nível Legendary. Pelos nossos testes, é realmente uma partida complicada, mas é o melhor jeito de aprender a jogar o melhor. O time do World XI também muda de jogo pra jogo, então você pode se testar contra várias estrelas diferentes do jogo. Também achamos o treino como uma boa chance de testar os goleiros, já que isso é algo que você não gostaria de fazer isso numa partida de Liga ou Copa. Eu não vou mentir: ainda não vencemos o World XI (embora tivemos um jogo que não levamos gol), mas estou certo de que os Clubs irão ter um bom teste de o quão bom o Club realmente é.

Ano passado tinhamos a possibilidade de desafiar outro clube em uma partida. Este ano decidimos fazer estes jogos Unranked, já que infelizmente alguns Clubs estavam usando esse modo para melhorar o ranking jogando contra outro Club também criado por eles. Mudando para Unranked, nós tentamos diminuir as trapaças no Clubs, então agora esse desafio é oficialmente um jogo amistoso. Eu ainda acho uma boa opção a possibilidade de jogar contra outros Clubs desconhecidos. Também é uma opção para testar jogadores sem a pressão de jogar uma partida da Liga ou Copa. Também iremos usar isso para jogar contra os Clubs mais ativos e espero que esse ano vamos vencer alguns de vocês!

Achando um Club e recrutando jogadores
Uma área que foi baseada no feedback da comunidade foi tentar melhorar o recrutamento de jogadores. Enquanto eu acho que ainda podemos fazer mais aqui, fizemos boas melhorias nesta área. Primeiro, quando você não faz parte de um clube, terá um acesso simples a uma lista de Clubs que seus amigos fazem parte, assim como um melhorado sistema de busca que irá mostrar membros online e que posições eles já tem. Você também pode ver só os Clubs 'ativos' (que jogaram recentemente). Então, você não corre o risco de pedir para entrar em um Club que não está mais jogando.

Outra melhoria nessa área inclui o aumento na lista do ranking dos jogadores sem clube, então os treinadores dos Clubs podem ver os jogadores que jogaram online mas não fazem parte de algum Club. Mas a minha novidade preferida é que agora quando jogamos uma Pro Ranked Match podemos ver as posições preferidas, Overall e notas médias dos Virtual Pro's dos outros jogadores do seu time, assim como ver se ele já faz parte de algum Club ou não. Isso permite a um treinador observar antes do jogo em quem ele deve ficar de olho e então fazer uma proposta para levar algum deles para assinar pelo Club ao final da partida caso ele fique impressionado com a performance.

Jogando
Outra área que recebemos muitos feedbacks foi no tempo de espera para entrar em uma partida e isto foi algo que eu acho que conseguimos resolver com o novo Lobby de jogo. Esse Lobby permite um time escolher a formação e as posições antes de procurar por uma partida. Você também pode ver as posições preferidas de todos os jogadores e os ratings deles para ajudar a decidir em que posição cada um vai jogar. Nesta tela você pode escolher o tipo de jogo (Liga, Copa e Treino) e também procurar por um Club para jogar um amistoso. Outra novidade é a possibilidade de troca instantânea de capitão e aplicar filtros para a procura de jogos especificando a liga e o mínimo de jogadores no Club adversário.


Quando chegamos à área de jogo "no campo", obviamente os Clubs irão se beneficiar de todas as melhorias feitas nesta área. Mas também trabalhamos em várias coisas relativas ao trabalho em equipe que eram falhas no ano passado. Também fizemos questão de que qualquer mudança na camera fosse salva. E uma das novidades mais legais é a possibilidade de ver e salvar os melhores momentos ao final da partida para que você possa reviver os grandes momentos individuais ou coletivos.

Bom, eu provavelmente não cobri tudo. Mas acho que revelei mais do que o suficiente sobre o que mudou no Clubs este ano e espero que os que jogaram ano passado estejam loucos para ver o que vai estar no FIFA 11. Dedos cruzados para que mais de vocês sejam encorajados a participar dos Clubs, já que é pra mim e muitos outros o jeito mais divertido de jogar o FIFA. Este é o futuro do futebol virtual online. Até a próxima!"