quinta-feira, 31 de maio de 2012

[FIFA13] Teremos português brasileiro


E meio que do nada surge uma boa notícia nos grandes sites como G1, UOL Jogos e KotakuBR. O FIFA 13 terá menus em português do Brasil para PC, PS3 e Xbox 360. E isso é uma notícia oficial! A WB Games não confirmou nem descartou a narração, o que ainda nos dá esperanças... Se o FIFA voltasse a ter narração brasileira, quem você gostaria de ouvir narrando o jogo e comentando os lances?

quarta-feira, 30 de maio de 2012

[FIFA13] Impressões gringas e novas imagens


Durante as últimas semanas, a EA realizou em diversos lugares da Europa os tradicionais playtests com os sites/blogs da comunidade de fãs do FIFA e jornalistas em geral. E hoje finalmente acabou o embargo imposto pela empresa para a divulgação das informações do pessoal que jogou. Então, teremos pipocando por toda web europeia as impressões sobre a mais recente versão jogável do FIFA 13 pré-E3. Como de costume, vamos tentar resumir aqui algumas impressões de blogs como o Sweetpatch.TV, o FIFA Benelux e até mesmo outros sites como o God is a Geek e o site da Revista Oficial do Playstation (ambos ingleses).

Todos são unânimes: a maior mudança é no First Touch Control (Controle do 1º Toque na tradução oficial). É a novidade que se percebe logo de cara após os primeiros passes trocados ao iniciar o jogo, mas não é considerada tão revolucionária quanto a mudança para a Defesa Tática que aconteceu no ano passado. Como já dito, os domínios de bola serão totalmente contextuais e diversos fatores influenciarão nele. Além de fatores esses como campo, força do passe, posição do corpo e outros, os atributos de controle de bola terão papel importantíssimo aqui. Isso significa que um zagueiro ou um goleiro da 4ª divisão inglesa não terão mais o mesmo domínio de bola perfeito do Messi ou do Cristiano Ronaldo. Eis que surgem dois pontos contrastantes: Os adversários irão perder a bola mais vezes (especialmente a CPU) e consequentemente também significa que você vai perder a bola mais vezes. O produtor David Rutter chegou a chamar o novo sistema de domínio de bola de "previsivelmente imprevisível", mas isso não significa que o FIFA ficará aleatório. O jogo será capaz de calcular com mais precisão a variação (ou imprevisibilidade) das jogadas em diversos setores do jogo.

Isso também vale para a nova inteligência de ataque. Apesar de muitos erros (impedimentos exagerados, por exemplo) pelo fato de ser versão preliminar e consequentemente feita exclusivamente para testes, a inteligência foi bem elogiada. Os jogadores tendem a se movimentar muito mais no campo tentando fugir dos marcadores para se posicionarem melhor para um passe curto ou um lançamento em profundidade. Os laterais também irão apoiar um pouco melhor sem que tenhamos que mandar ele avançar manualmente. Isso torna o FIFA ainda mais dinâmico.

O Complete Dribbling (Dribles Completos) não chegou a ser muito detalhado nos previews, mas ele é ativado pelas dois gatilhos do controle (R2+L2 no PS3 e RT+LT no Xbox 360) substituindo assim o útil Skilled Dribbling, que passa a ser contextual. O Complete Dribbling é uma ferramenta que possibilita ao jogador selecionado conduzir a bola com o corpo direcionado ao gol ou ao marcador. Dessa forma, o jogador fica em uma situação muito mais realista para tentar uma arrancada ou um drible mais elaborado.

O Tactical Free Kicks (cobranças de falta táticas) também foi elogiado, embora não tenha sido visto como algo que revolucione as cobranças de falta, já que a mecânica de chute permanece a mesma. A novidade bacana aqui fica na já conhecida possibilidade de adiantar a barreira. Como dito, é possível receber um cartão amarelo por adiantar a barreira, mas isso vai variar de juiz para juiz. Os menos rigorosos podem deixar ela se adiantar alguns passos e os mais rigorosos podem dar um cartão amarelo caso vejam o menor exagero.

Melhorias gerais na jogabilidade fora as já aguardadas 'grandes novidades' também estão presentes. Alguns sites citaram por exemplo que as cabeçadas estão bem melhores e mais realistas que no FIFA 12, apesar dos chutes terem o mesmo feeling não tão bom que acompanha a série nesse quesito. Também mencionado que os goleiros tem alguns movimentos novos, mas nada aprofundado no assunto.

E além de tudo, a EA aproveitou para divulgar oficialmente novas imagens do FIFA 13 (no mesmo esquema de clique para ampliar de sempre):





UPDATE: Segundo informações do site da OPM da Inglaterra, o FIFA 13 vai contar com o Estádio do Tottenham Hotspur, o White Hart Lane. Ainda de acordo com a OPM, o jogo deve contar com uma [nota do escriba: sensacional] novidade: Poderemos selecionar o horário de início da partida em qualquer horário entre meio dia e 10 horas da noite, em intervalos de meia em meia hora (por exemplo: 12h00, 12h30, 13h, etc).

A E3 é logo ali. A semana que vem promete ser intensa para os amantes dos video-games e, claro, do FIFA!

domingo, 27 de maio de 2012

[FIFA] Entendendo os atributos


Atendendo a alguns pedidos, resolvi finalmente fazer um post sobre os atributos dos jogadores. Parte fundamental do FIFA, muitos deles são óbvios mas outros podem parecer confusos. Então vamos tentar sanar as dúvidas agora!

sábado, 26 de maio de 2012

[FIFA13] Pré venda disponível no Origin


Enquanto não sabemos tanto assim do FIFA 13, ele já entrou em pré venda no Origin (serviço de distribuição digital de jogos para PC da EA). Pelo mesmo preço do FIFA 12 no lançamento, o FIFA 13 chega por R$ 59,90 (um preço totalmente excelente, admitam!).

Como informam nossos parceiros do Arte Virutal, ao realizar a compra não temos a opção de português brasileiro, só o de Portugal. Mas calma, não é hora para pânico... Ainda. É muito cedo para saber se teremos ou não menus e narração na nossa querida língua. Vale lembrar que o FIFA 13 foi anunciado muito recentemente e esse tipo de novidade só é divulgada bem mais tarde, perto do lançamento do jogo.

Mas se você já teme ficar sem o 'PT-BR' no próximo FIFA, nosso assíduo leitor Marcos tomou a iniciativa de criar um tópico bacana no fórum oficial do FIFA 13 para pedir encarecidamente que a EA ouça os apelos brazucas e inclua nossa língua no jogo. Particularmente eu já acho um pouco tarde para esse tipo de ação, mas não custa nada dar uma força ao tópico!

Mais novidades e informações sobre o FIFA 13 provavelmente sairão na conferência da Electronic Arts na E3, que acontece dia 4 de junho às 18h (de Brasília).

quinta-feira, 24 de maio de 2012

[FIFA12] Novo patch oficial


Muitos foram jogar um FIFA 12 hoje e se depararam com um pequeno update de 14 MB. E todos se perguntaram: "O que essa atualização tem?". É apenas uma pequena atualização para corrigir alguns problemas do DLC UEFA Euro 2012:

- Eliminado o problema que o jogo travava na tela das escalações;
- Corrigido um bug que fazia o jogo travar ao terminar uma partida no modo Expedition, amistoso ou UEFA Euro 2012;
- Usuários com controles 'assistidos' não poderão mais buscar partidas contra adversários online com controles 'manuais';
- Bloqueada a opção de controlar o goleiro no modo online.

É isso. Nada demais e corrige poucos dos muitos bugs do UEFA Euro 2012. Esse update não afeta quem não comprou o DLC.

terça-feira, 15 de maio de 2012

[FIFA13] As 5 melhorias: mais detalhes


Agora que o FIFA 13 já foi anunciado oficialmente com imagens, os grandes sites da comunidade de fãs do FIFA começaram a postar mais detalhes sobre as 5 grandes melhorias anunciadas pela EA. Vamos nos basear aqui no FIFA Soccer Blog, no Ultimate FIFA e no FIFASeries.

Impact Engine

As correções:
- A Impact Engine no FIFA 13 tem um jeito muito mais inteligente de resolver situações onde colisões complexas ocorrem. Quando jogadores caem sobre os outros, uma nova lógica foi adicionada para fazer os jogadores rolarem ao invés de tentarem levantar juntos;
- As juntas foram realinhadas para resolver problemas com "fraturas expostas";
- Árbitros entenderão melhor os contatos e irão reagir melhor a colisões e obstruções.

As melhorias:
- O "puxa-empurra" agora pode acontecer em qualquer lugar do campo. No FIFA 12 ele era restrito somente ao jogador com a bola e o defensor em contato. Os jogadores serão afetados de forma mais realista nessas situações e podem ser derrubados pelos defensores. Isso pode resultar em perder a bola, ganhar uma falta ou errar um passe ou chute por estar caindo sem balanço;
- Várias novas animações de jogadores perdendo o balanço foram adicionadas ao FIFA 13 para complementar isso;
- Defensores terão uma melhor decisão lógica para escolher se é mais efetivo puxar ou empurrar em situações diferentes. Por exemplo, zagueiros irão usar o corpo para ganhar a frente dos atacantes empurrando eles;
- Árbitros entenderão melhor essas situações;
- Nova inteligência criada para os defensores protegerem a bola quando ela estiver saindo;
- Como um defensor no FIFA 13 você precisa achar um balanço entre o que pode e o que não pode fazer para atrapalhar o adversário usando o "puxa-empurra".


Tactical Freekicks

No ataque:
- Você poderá colocar até 3 jogadores na bola nas faltas;
- Qualquer um desses jogadores poderão fingir um chute e ao correr dar uma opção de passe para o cobrador da falta;
- Os tiros livres táticos permitirão criar suas próprias opções de jogadas, chutes ou cruzamentos;
- Várias novas animações de chutes foram adicionadas.

Na defesa:
- Para combater múltiplas corridas falsas, a barreira poderá se refazer após pular a primeira vez para permitir uma segunda tentativa de bloqueio;
- Jogadores podem ser adicionados ou removidos da barreira, permitindo controle completo da sua configuração defensiva dependendo do local da falta;
- É possível colocar um jogador que corra na direção da bola para tentar bloquear um chute ou um passe;
- É possível adiantar a barreira em alguns pequenos passos para diminuir a distância para o cobrador;
- Mas com cuidado. Se adiantar muito a barreira, o juiz irá agir e dar amarelo para algum dos jogadores que esteja lá.


Attacking Intelligence

Corridas e movimentos:
- No FIFA 13, a corrida é considerada pelo jogador que toma a decisão de correr, assim eles podem o fazer com mais convicção e que não termine se a jogada não for para ele;
- Jogadores podem 'curvar' suas corridas para tentar se livrarem de zagueiros e ficarem melhores posicionado;
- Curvar corridas para não ficarem em impedimento.
- Mesmo com corridas para diferentes direções, os jogadores poderão manter o momentum de ataque;
- Os jogadores da AI terão animações para comunicar ao usuário o que querem (uma bola em profundidade, uma bola pelo alto, etc);
- Os jogadores irão pensar 2 jogadas a frente da situação para se posicionarem mais efetivamente no campo;
- Os jogadores não irão mais esperar a jogada começar para se movimentarem, o que vai aumentar muito a movimentação fora da bola;
- A fadiga será um fator na inteligência de ataque;
- Atributos serão considerados ao calcular a movimentação dos jogadores;
- Para combater essa IA de ataque, a EA introduziu uma contenção lateral ao sistema de defesa.


First Touch Control

Domínio contextual:
- A qualidade do domínio de bola do jogador é determinada por um novo sistema contextual que envolve fatores como velocidade do passe, tipo de passe, altura da bola, pressão, posição do corpo, movimento, atributos e clima;
- A bola não é mais colada aos pés dos jogadores;
- O controle de domínio foi criado para criar mais batalha pela posse de bola, permitindo aos adversários tomarem vantagem de domínios ruins.
- Nem todo domínio ruim vai resultar em perda da bola;
- O controle de domínio cria uma risco genuíno quando tiver com a bola em situações complicadas. Como um defensor, o usuário vai precisar decidir quando dar um chutão ou quando tentar dominar a bola. A EA quer que os fãs pensem mais como jogadores de verdade;
- Em algumas situações um domínio complicado pode funcionar como ponto positivo, pois a bola pode se mover para um lugar com espaço para seguir a jogada;
- Esse sistema foi criado para fornecer uma maior variedade de domínios por todo o campo, ao invés dos domínios quase sempre perfeitos no FIFA 12;
- Passes terão mais situações contextuais, por exemplo um passe levemente elevado para tentar evitar um defensor que esteja no caminho;
- Os passes deverão ser feitos com mais cuidado, pois a velocidade deles agora irá influenciar diretamente no domínio do companheiro;


Complete Dribbling

Movendo e driblando:
- A direção do movimento e a direção do corpo do jogador agora foram separadas;
- O jogador poderá se mover "de lado" sem mudar para onde ele está virado;
- As técnicas de drible serão contextuais, sem precisar ativar o Skilled Dribbling, por exemplo;
- O ângulo da direção do corpo será determinado pela alavanca de movimento, o ângulo que ele está do gol e a posição dos zagueiros;
- A separação da direção do corpo e do movimento também tem efeito positivo na proteção da bola. Jogadores podem se mover enquanto protegem a bola sem deixá-la muito exposta;


Outros pitacos
- A defesa tática continua intacta, mas com novas opções para conter o adversário;
- Novas animações de chutes, passes, chutões, salvamentos sobre a linha do gol, comemorações, quedas, corridas, movimentos, etc;
- Treinadores dando ordens na área técnica;
- Dando um pouco mais de vida fora do campo, os seguranças dos estádios não ficarão mais parados.

Por enquanto é isso. Mais novidades assim que forem divulgadas. Fiquem ligados!

[FIFA13] As 5 melhorias, finalmente oficiais


Chegou a hora. O FIFA 13 foi oficialmente anunciado. Depois de semanas com a grande imprensa nacional e alguns grandes sites gringos publicando incorretamente que o FIFA 13 havia sido anunciado, a EA Sports finalmente divulgou as novidades e imagens da esperada continuação da série de futebol virtual mais vendida do planeta. FIFA 13 vai contar com 5 novidades que prometem muita evolução na já ótima jogabilidade da série. Abaixo, uma pequena descrição de cada novidade. Ainda hoje, mais tarde, um post com mais detalhes de cada uma delas.

A mais sofisticada inteligência artificial de ataque já feita para um jogo FIFA. Uma totalmente nova Attacking Intelligence (inteligência de ataque) permitirá aos jogadores analisarem espaços, trabalharem mais forte e mais inteligentemente para furar defesas e pensarem duas jogadas adiante. Jogadores terão inteligência para criarem, curvarem ou alterarem corridas para atrapalhar a marcação ou procurar um melhor posicionamento para receber um passe.

No FIFA 13, todos os toques são importantes no sistema de controle de bola mais intuitivo já desenvolvido. Inspirado no melhor jogador do Mundo, Lionel Messi, o Complete Dribbling permite a jogadores encarar seus oponentes e usar toques precisos combinados com a movimentação 360° com a bola para facilitar e tornar as jogadas 1 contra 1 mais criativas e perigosas. Jogadores mudam de direção mais rápido, são mais explosivos acelerando com a bola e mais efetivos protegendo a bola dos defensores.

O FIFA 13 1st Touch Control (controle de primeiro toque) transforma o jeito que os jogadores controlam a bola, eliminando o domínio "quase-perfeito" de qualquer jogador em campo, criando uma variedade e incerteza sobre o controle de bola. Fatores como pressão da defesa, trajetória da bola e velocidade do passe irão ter impacto no domínio dos jogadores, criando assim mais chances dos defensores recuperarem a posse de bola.

A segunda geração do Player Impact Engine (motor de impacto dos jogadores) expande o jogo físico de só colisões para batalhas fora da bola entre jogadores. Defensores puxam e empurram em busca de espaço e usam seu tamanho e força para ganhar a posse de bola ou forçar os oponentes a dominar mal a bola.

O FIFA 13 Tactical Free Kicks (tiros livres táticos) fornece ferramentas para criar perigosos e imprevisíveis tiros livres com os jogadores mais habilidosos em campo. Posicione até 3 jogadores na bola e utilize corridas falsas e tenha mais opções de passes para criar tiros livres elaborados. Oponentes podem adicionar ou tirar jogadores da barreira, se adiantar levemente (desde que o juiz não veja) e até mandar um jogador correr para tentar bloquear o chute ou interceptar um passe.

Além dessas 5 grandes mudanças, o FIFA 13 também contará com:
- Modo Carreira melhorado com grandes mudanças baseadas nos pedidos dos mais apaixonados fãs da franquia;
- Novidades para melhorar o aclamado modo online do FIFA, incluindo melhorias no super popular Head-To-Head Seasons;
- Várias novas opções no EA SPORTS Football Club.

O FIFA 13 foi anunciado para PlayStation 3 (com suporte ao PlayStation Move), Xbox 360 (com suporte ao Kinect), PlayStation Vita, Wii, PC, PlayStation 2, Nintendo 3DS, PSP, iPhone, iPad, iPod touch e outras plataformas móveis.

Aproveite e confira abaixo as primeiras imagens oficiais também divulgadas hoje (clique para ampliar):






Mais novidades estão previstas para breve. Na E3 parece certo, antes dela é incerto... Enfim, fiquem ligados!

domingo, 13 de maio de 2012

[FIFA13] EA Sports Football Talent Scout


Todo ano uma importante e exaltada discussão toma conta da série FIFA: A Base de Dados. Muitos torcedores fanáticos reclamam de que jogador A está muito abaixo da realidade, jogador B está muito acima, jogador C deveria ter 99 de overall, jogador D poderia ser mais rápido, etc... Mas o objetivo deste post não é exatamente este. A EA todo ano faz uma propaganda do chamado "EA Sports Footaball Talent Scout", mas este ano a coisa está tomando uma proporção um pouco maior. Até um Twitter oficial foi criado! Mas o que é esse Talent Scout? É o site onde a EA 'recruta' fãs que gostam de FIFA e entendem de futebol para ajudar a melhorar a qualidade da base de dados do jogo. São vagas em alguns setores, sendo os principais a edição e a revisão dos dados que irão para o FIFA 13 daqui a alguns meses. Apesar de serem 4 opções para ingressar na comunidade oficial de edição, apenas 1 está disponível para a Liga Brasileira no momento. Então vou focar nela: Revisor da base de dados (Data Reviewer).

O que é importante saber antes de tentar a sorte como revisor?
Além de entender de futebol, ter um bom conhecimento de inglês e entender que o importante são os atributos e não o overall dos jogadores.

O que faz um revisor?
O Revisor é voluntário. O objetivo dele é ajudar os editores dando feedbacks nos times que acompanha (o time do coração e algum rival, por exemplo) e jogadores para corrigir ou adicionar informações. Por exemplo: corrigir um peso ou altura ou nome que possam estar errados, dar sugestões de mudanças em atributos e aparências (rosto/cabelo ou acessórios), avisar de alguma transferência que possa ter passado despercebida, indicar que o cobrador de escanteio pela esquerda está errado, sugerir outra formação para o time baseada nos jogos mais recentes, etc. E um bom revisor pode acabar sendo "promovido" para editor no futuro...

Então, quer participar e ajudar na melhoria da qualidade dos dados da Liga Brasileira? Então vai lá no EA Sports Football Talent Scout!

sábado, 5 de maio de 2012

[FIFA13] Central de boatos


[UPDATE: Ao que parece, as primeiras informações e a divulgação das primeiras imagens de forma oficial será no dia 15 de maio (ênfase no oficial, já que nada do que vocês leram e viram em todos os sites [incluindo gigantes brasileiros] como "divulgado pela EA" não foi efetivamente divulgado pela EA). E o boato que dizia que o lançamento do FIFA 13 seria em agosto parece furado. O mais provável diz que o jogo vai sair na última semana de setembro, mas isso só deve ser informado mais pra frente...]


Vazaram hoje na internet as primeiras imagens e informações do FIFA 13! Mas elas não serão postadas aqui agora. Motivo: São imagens vazadas, divulgadas antes da data oficial. É melhor prevenir e publicar só no dia que a EA divulgar oficialmente... Mas vocês são espertos e podem achá-las facilmente na internet. E provavelmente alguém irá postar links nos comentários (como já fizeram em outro post, só procurar). Mas enfim, vamos ao assunto do post: Central de boatos. O que dizem do FIFA 13 até agora? Tudo neste post não foi confirmado pela EA, apesar de algumas já terem sido confirmadas por terceiros.

LIGAS: Volta das ligas Turcas, Tcheca e a adição da Liga da Arábia Saudita. A princípio nada das sonhadas Argentina e Ucrânia.

FACES: "Nova tecnologia com muito mais faces novas". A notícia foi meio imprecisa. Dá a entender que serão mais jogadores capturados com rostos reais no FIFA 13, mas ao mesmo tempo parece que não é nada disso e que é uma tecnologia para melhorar as expressões faciais.

TACTICAL DEFENDING: Continua lá.

Os outros boatos de que o jogo vai parecer mais realista e ter mais opções de jogabilidade além de melhorias na Impact Engine me parecem meio óbvias demais para colocar em destaque...

Daqui a alguns dias a EA finalmente vai anunciar o FIFA 13 e algumas coisas passarão de boatos para oficiais.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

[FIWC] Etapa Latino-Americana


Depois de muita obscuridade sobre os eventos pré-qualificatórios, chegou a hora das finais brasileiras da FIWC. Em São Paulo, no Shopping Eldorado, no dia 5 (sábado) quem não garantiu vaga na final terá esta data para a última chance de garantir vaga na grande final (que será no mesmo local, só que um dia depois (6, domingo).

Local: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3.970
Inscrições: dia 5 a partir das 9h no local.


O vencedor da final no dia 6 receberá o direito de disputar a grande final da FIWC no luxuoso Jumeirah Beach Hotel [sério, procurem imagens dele no Google] em Dubai entre os dias 21 e 23 de maio.