Agora que o FIFA 13 já foi anunciado oficialmente com imagens, os grandes sites da comunidade de fãs do FIFA começaram a postar mais detalhes sobre as 5 grandes melhorias anunciadas pela EA. Vamos nos basear aqui no FIFA Soccer Blog, no Ultimate FIFA e no FIFASeries.
Impact Engine
As correções:
- A Impact Engine no FIFA 13 tem um jeito muito mais inteligente de resolver situações onde colisões complexas ocorrem. Quando jogadores caem sobre os outros, uma nova lógica foi adicionada para fazer os jogadores rolarem ao invés de tentarem levantar juntos;
- As juntas foram realinhadas para resolver problemas com "fraturas expostas";
- Árbitros entenderão melhor os contatos e irão reagir melhor a colisões e obstruções.
As melhorias:
- O "puxa-empurra" agora pode acontecer em qualquer lugar do campo. No FIFA 12 ele era restrito somente ao jogador com a bola e o defensor em contato. Os jogadores serão afetados de forma mais realista nessas situações e podem ser derrubados pelos defensores. Isso pode resultar em perder a bola, ganhar uma falta ou errar um passe ou chute por estar caindo sem balanço;
- Várias novas animações de jogadores perdendo o balanço foram adicionadas ao FIFA 13 para complementar isso;
- Defensores terão uma melhor decisão lógica para escolher se é mais efetivo puxar ou empurrar em situações diferentes. Por exemplo, zagueiros irão usar o corpo para ganhar a frente dos atacantes empurrando eles;
- Árbitros entenderão melhor essas situações;
- Nova inteligência criada para os defensores protegerem a bola quando ela estiver saindo;
- Como um defensor no FIFA 13 você precisa achar um balanço entre o que pode e o que não pode fazer para atrapalhar o adversário usando o "puxa-empurra".
Tactical Freekicks
No ataque:
- Você poderá colocar até 3 jogadores na bola nas faltas;
- Qualquer um desses jogadores poderão fingir um chute e ao correr dar uma opção de passe para o cobrador da falta;
- Os tiros livres táticos permitirão criar suas próprias opções de jogadas, chutes ou cruzamentos;
- Várias novas animações de chutes foram adicionadas.
Na defesa:
- Para combater múltiplas corridas falsas, a barreira poderá se refazer após pular a primeira vez para permitir uma segunda tentativa de bloqueio;
- Jogadores podem ser adicionados ou removidos da barreira, permitindo controle completo da sua configuração defensiva dependendo do local da falta;
- É possível colocar um jogador que corra na direção da bola para tentar bloquear um chute ou um passe;
- É possível adiantar a barreira em alguns pequenos passos para diminuir a distância para o cobrador;
- Mas com cuidado. Se adiantar muito a barreira, o juiz irá agir e dar amarelo para algum dos jogadores que esteja lá.
Attacking Intelligence
Corridas e movimentos:
- No FIFA 13, a corrida é considerada pelo jogador que toma a decisão de correr, assim eles podem o fazer com mais convicção e que não termine se a jogada não for para ele;
- Jogadores podem 'curvar' suas corridas para tentar se livrarem de zagueiros e ficarem melhores posicionado;
- Curvar corridas para não ficarem em impedimento.
- Mesmo com corridas para diferentes direções, os jogadores poderão manter o momentum de ataque;
- Os jogadores da AI terão animações para comunicar ao usuário o que querem (uma bola em profundidade, uma bola pelo alto, etc);
- Os jogadores irão pensar 2 jogadas a frente da situação para se posicionarem mais efetivamente no campo;
- Os jogadores não irão mais esperar a jogada começar para se movimentarem, o que vai aumentar muito a movimentação fora da bola;
- A fadiga será um fator na inteligência de ataque;
- Atributos serão considerados ao calcular a movimentação dos jogadores;
- Para combater essa IA de ataque, a EA introduziu uma contenção lateral ao sistema de defesa.
First Touch Control
Domínio contextual:
- A qualidade do domínio de bola do jogador é determinada por um novo sistema contextual que envolve fatores como velocidade do passe, tipo de passe, altura da bola, pressão, posição do corpo, movimento, atributos e clima;
- A bola não é mais colada aos pés dos jogadores;
- O controle de domínio foi criado para criar mais batalha pela posse de bola, permitindo aos adversários tomarem vantagem de domínios ruins.
- Nem todo domínio ruim vai resultar em perda da bola;
- O controle de domínio cria uma risco genuíno quando tiver com a bola em situações complicadas. Como um defensor, o usuário vai precisar decidir quando dar um chutão ou quando tentar dominar a bola. A EA quer que os fãs pensem mais como jogadores de verdade;
- Em algumas situações um domínio complicado pode funcionar como ponto positivo, pois a bola pode se mover para um lugar com espaço para seguir a jogada;
- Esse sistema foi criado para fornecer uma maior variedade de domínios por todo o campo, ao invés dos domínios quase sempre perfeitos no FIFA 12;
- Passes terão mais situações contextuais, por exemplo um passe levemente elevado para tentar evitar um defensor que esteja no caminho;
- Os passes deverão ser feitos com mais cuidado, pois a velocidade deles agora irá influenciar diretamente no domínio do companheiro;
Complete Dribbling
Movendo e driblando:
- A direção do movimento e a direção do corpo do jogador agora foram separadas;
- O jogador poderá se mover "de lado" sem mudar para onde ele está virado;
- As técnicas de drible serão contextuais, sem precisar ativar o Skilled Dribbling, por exemplo;
- O ângulo da direção do corpo será determinado pela alavanca de movimento, o ângulo que ele está do gol e a posição dos zagueiros;
- A separação da direção do corpo e do movimento também tem efeito positivo na proteção da bola. Jogadores podem se mover enquanto protegem a bola sem deixá-la muito exposta;
Outros pitacos
- A defesa tática continua intacta, mas com novas opções para conter o adversário;
- Novas animações de chutes, passes, chutões, salvamentos sobre a linha do gol, comemorações, quedas, corridas, movimentos, etc;
- Treinadores dando ordens na área técnica;
- Dando um pouco mais de vida fora do campo, os seguranças dos estádios não ficarão mais parados.
Por enquanto é isso. Mais novidades assim que forem divulgadas. Fiquem ligados!
Impact Engine
As correções:
- A Impact Engine no FIFA 13 tem um jeito muito mais inteligente de resolver situações onde colisões complexas ocorrem. Quando jogadores caem sobre os outros, uma nova lógica foi adicionada para fazer os jogadores rolarem ao invés de tentarem levantar juntos;
- As juntas foram realinhadas para resolver problemas com "fraturas expostas";
- Árbitros entenderão melhor os contatos e irão reagir melhor a colisões e obstruções.
As melhorias:
- O "puxa-empurra" agora pode acontecer em qualquer lugar do campo. No FIFA 12 ele era restrito somente ao jogador com a bola e o defensor em contato. Os jogadores serão afetados de forma mais realista nessas situações e podem ser derrubados pelos defensores. Isso pode resultar em perder a bola, ganhar uma falta ou errar um passe ou chute por estar caindo sem balanço;
- Várias novas animações de jogadores perdendo o balanço foram adicionadas ao FIFA 13 para complementar isso;
- Defensores terão uma melhor decisão lógica para escolher se é mais efetivo puxar ou empurrar em situações diferentes. Por exemplo, zagueiros irão usar o corpo para ganhar a frente dos atacantes empurrando eles;
- Árbitros entenderão melhor essas situações;
- Nova inteligência criada para os defensores protegerem a bola quando ela estiver saindo;
- Como um defensor no FIFA 13 você precisa achar um balanço entre o que pode e o que não pode fazer para atrapalhar o adversário usando o "puxa-empurra".
Tactical Freekicks
No ataque:
- Você poderá colocar até 3 jogadores na bola nas faltas;
- Qualquer um desses jogadores poderão fingir um chute e ao correr dar uma opção de passe para o cobrador da falta;
- Os tiros livres táticos permitirão criar suas próprias opções de jogadas, chutes ou cruzamentos;
- Várias novas animações de chutes foram adicionadas.
Na defesa:
- Para combater múltiplas corridas falsas, a barreira poderá se refazer após pular a primeira vez para permitir uma segunda tentativa de bloqueio;
- Jogadores podem ser adicionados ou removidos da barreira, permitindo controle completo da sua configuração defensiva dependendo do local da falta;
- É possível colocar um jogador que corra na direção da bola para tentar bloquear um chute ou um passe;
- É possível adiantar a barreira em alguns pequenos passos para diminuir a distância para o cobrador;
- Mas com cuidado. Se adiantar muito a barreira, o juiz irá agir e dar amarelo para algum dos jogadores que esteja lá.
Attacking Intelligence
Corridas e movimentos:
- No FIFA 13, a corrida é considerada pelo jogador que toma a decisão de correr, assim eles podem o fazer com mais convicção e que não termine se a jogada não for para ele;
- Jogadores podem 'curvar' suas corridas para tentar se livrarem de zagueiros e ficarem melhores posicionado;
- Curvar corridas para não ficarem em impedimento.
- Mesmo com corridas para diferentes direções, os jogadores poderão manter o momentum de ataque;
- Os jogadores da AI terão animações para comunicar ao usuário o que querem (uma bola em profundidade, uma bola pelo alto, etc);
- Os jogadores irão pensar 2 jogadas a frente da situação para se posicionarem mais efetivamente no campo;
- Os jogadores não irão mais esperar a jogada começar para se movimentarem, o que vai aumentar muito a movimentação fora da bola;
- A fadiga será um fator na inteligência de ataque;
- Atributos serão considerados ao calcular a movimentação dos jogadores;
- Para combater essa IA de ataque, a EA introduziu uma contenção lateral ao sistema de defesa.
First Touch Control
Domínio contextual:
- A qualidade do domínio de bola do jogador é determinada por um novo sistema contextual que envolve fatores como velocidade do passe, tipo de passe, altura da bola, pressão, posição do corpo, movimento, atributos e clima;
- A bola não é mais colada aos pés dos jogadores;
- O controle de domínio foi criado para criar mais batalha pela posse de bola, permitindo aos adversários tomarem vantagem de domínios ruins.
- Nem todo domínio ruim vai resultar em perda da bola;
- O controle de domínio cria uma risco genuíno quando tiver com a bola em situações complicadas. Como um defensor, o usuário vai precisar decidir quando dar um chutão ou quando tentar dominar a bola. A EA quer que os fãs pensem mais como jogadores de verdade;
- Em algumas situações um domínio complicado pode funcionar como ponto positivo, pois a bola pode se mover para um lugar com espaço para seguir a jogada;
- Esse sistema foi criado para fornecer uma maior variedade de domínios por todo o campo, ao invés dos domínios quase sempre perfeitos no FIFA 12;
- Passes terão mais situações contextuais, por exemplo um passe levemente elevado para tentar evitar um defensor que esteja no caminho;
- Os passes deverão ser feitos com mais cuidado, pois a velocidade deles agora irá influenciar diretamente no domínio do companheiro;
Complete Dribbling
Movendo e driblando:
- A direção do movimento e a direção do corpo do jogador agora foram separadas;
- O jogador poderá se mover "de lado" sem mudar para onde ele está virado;
- As técnicas de drible serão contextuais, sem precisar ativar o Skilled Dribbling, por exemplo;
- O ângulo da direção do corpo será determinado pela alavanca de movimento, o ângulo que ele está do gol e a posição dos zagueiros;
- A separação da direção do corpo e do movimento também tem efeito positivo na proteção da bola. Jogadores podem se mover enquanto protegem a bola sem deixá-la muito exposta;
Outros pitacos
- A defesa tática continua intacta, mas com novas opções para conter o adversário;
- Novas animações de chutes, passes, chutões, salvamentos sobre a linha do gol, comemorações, quedas, corridas, movimentos, etc;
- Treinadores dando ordens na área técnica;
- Dando um pouco mais de vida fora do campo, os seguranças dos estádios não ficarão mais parados.
Por enquanto é isso. Mais novidades assim que forem divulgadas. Fiquem ligados!