sexta-feira, 28 de agosto de 2009

[NG] MM: Evolução dos jogadores e Atmosfera


A EA SPORTS divulgou hoje mais novidades sobre o Manager Mode na segunda parte do Blog do produtor Marcel Kunh. Confira aqui algumas passagens interessantes:

Evolução dos jogadores
No FIFA 09 muita gente reclamava da evolução dos jogadores. Alguns defeitos da evolução eram: O desenvolvimento dos jogadores não era autêntico, era rápido demais e a idade parecia não que influenciava.
Este ano, um dos focos do desenvolvimento do Manager Mode foi melhorar esse sistema. Foi desenvolvido um modelo de como os jogadores devem evoluir no FIFA 10:

reduzida
Como você pode ver, a idade vai ser fundamental na evolução dos jogadores. Analisando o gráfico, temos:
- Atributos mentais terão uma evolução gradual com o tempo e os jogadores chegarão ao topo da evolução perto do final da carreira.
- Crescimento físico terá um aumento brusco por volta dos 20 anos até o pico por volta dos 25. Depois disso, a tendência é cair.
- A habilidade é constantemente aprendida e continua sólida com a evolução dos jogadores.

NOTA: Existem variações nas curvas de desenvolvimento dos jogadores. Se no gráfico mostra que o jogador estará no auge da forma aos 25, não significa que todos estarão. A performance do jogador em campo também irá afetar a evolução dos jogadores.

Enfim, isso vai resultar numa curva de evolução natural e realista. Isso resulta na saída do crescimento manual dos jogadores no jogo. O usuário ainda pode influenciar no crescimento dos seus jogadores dando chances para eles jogarem.

Aqui estão as principais coisas a serem consideradas:
- Idade: olhe a biografia do jogador para ver a idade. Os jogadores mais novos tentem a evoluir mais rápido.
- Potencial: verifique sempre o quão rápido seus jogadores estão ganhando experiencia. Quanto mais rápido eles ganharem, maior é o potencial deles.
- Tempo de jogo: a quantidade de tempo de jogo influencia o quanto o jogador pode ganhar de experiencia por jogo. Os jogadores que não jogarem ainda ganharão experiência, mas nada comparado aos que jogarem os 90 minutos.
- Performance: essa é a cereja no bolo. Se o jogador conseguir manter o nível das boas atuações ele poderá evoluir mais rápido.

Chega de papo. Vamos às imagens:
1- O começo do Manager Mode:

Como você pode ver, no começo do MM nenhum jogador terá experiencia. Assim que você começar a jogar verá isso mudar rapidamente.

2- Primeiro amistoso jogado:

Como você pode ver, os jogadores começaram a ganhar experiência após o primeiro amistoso contra o Wigan. O Ballack por exemplo, não ganhou experiencia porque não jogou bem ou já atingiu o pico de evolução (nesse caso, o crescimento será lento).

3- Evolução dos jovens depois do primeiro amistoso jogado:

Na imagem acima, os jogadores jovens claramente ganharam mais experiência do que os outros.

4- Previsão do assistente: nível 10

Com o assistente no nível 10 ele pode prever o crescimento de um jogador para os próximos 7 anos. Essa curva é sempre mostrada de acordo com o potencial (lembre-se de que fazer o jogador jogar e jogar bem vai mudar essa curva). Os assistentes não são sempre 100% precisos e a variação pode mudar com o tempo.

Vamos dar uma olhada no crescimento do Zhirkov:

5- Antes da experiência:
reduzida

6- Depois da experiência de habilidade atingir 100%:
reduzida

NOTA: Não reparem nas setas brancas. Elas significam apenas a forma neutra dos jogadores e nada tem a ver com o crescimento.

O Zhirkov subiu de nível após 24 partidas na temporada. Mas ele não jogou todas as partidas.

Vamos dar uma olhada em como está o elenco do Chelsea após 24 partidas:

O Anelka está tendo uma temporada excelente com 12 gols e 1 assistência e está caíndo de nível.

Falamos aqui sobre o crescimento dos jogadores durante a temporada. Mas também existe o crescimento fora dela. Ele acontecerá uma vez por temporada e afetará todos os jogadores do jogo. Dessa forma, podemos ter certeza que não será só os seus jogadores que irão sofrer ganhos ou perdas de atributos.

Atmosfera de Futebol
Agora vamos para a segunda parte: a "Atmosfera de Futebol". Vamos focar em algumas melhorias:
- Comentários no Manager Mode
- Torcida
- Mensagens no Manager Mode

Os novos comentários receberam várias novas linhas específicas. Entre elas, comentários sobre o time que você vai jogar contra, sobre jogadores que marcam os gols (por exemplo, o capitão ou um atacante fraco) e a sua relação com a diretoria. Entre outras.

Sobre a torcida, foi melhorada a variação do público presente, assim como as cores específicas ad torcida em relação aos clubes. Foram adicionadas algumas animações que farão a torcida parecer mais suave e reagir a eventos do jogo mais rapidamente. Assim como os jogadores, a torcida também mudará de roupa baseada no clima.

Por fim, as mensagens no Manager Mode receberam várias notícias mais profundas. E a navegação por meio dos menus está muito mais simples.