quarta-feira, 3 de outubro de 2012

[FIFA13] Mini-Review da narração e outros pitacos


Fala, galerinha do mal. Desculpem a ausência total nos últimos dias mas além de estar ocupado com questões pessoais, também estava jogando desesperadamente o FIFA 13 testando o FIFA 13. Como a versão nacional de PS3 e X360 será lançada oficialmente nesta quinta (04/10) no Brasil, eu estava jogando a versão PC, já disponível desde semana passada. Apesar de ter jogado muito o Modo Carreira e o Temporadas Pro Clubs, também tive uma boa experiência no Temporadas online. Também joguei sempre com a narração do Tiago 'tá dentro da caixinha' Leifert e os comentários do Caio 'o preferido das vovós, das mamães, das irmãs' Ribeiro. Mas antes de falar do jogo em si, 'pediu pra parar parou'! Vamos a alguns pitacos:

- O FIFA 13 entrou para a história como o jogo de esporte mais rapidamente vendido. Em 5 dias (sim, cinco dias), o jogo da EA SPORTS vendeu assustadores 4,5 milhões de cópias em todo o mundo. Isso o torna o jogo mais vendido de 2012, mas esse posto deve ser perdido quando o próximo Call of Duty for lançado...

- Crise PSN BR x EA: Desde o dia 25, surgiu uma grande discussão sobre o FIFA 13 na PSN Brasil. O jogo foi lançado e muitos se irritaram com o fato do jogo vendido digitalmente na Playstation Network Brasileira não ter a localização dos menus e da narração para a nossa língua. Com a falta de comunicação entre as duas gigantes, a EA solicitou que o FIFA fosse retirado da PSN Brasileira até o dia 4, data de lançamento físico do mesmo no país. Quando ele voltar, provavelmente será sem a localização e não há previsão ou planos para uma atualização ou DLC contendo PT-BR no jogo.

Terminando os pequenos pitacos, hora de falar do jogo. Basicamente, o FIFA 13 é tudo o que o FIFA 12 queria ser. Melhoras em todos os setores dentro de campo, em todos os modos de jogo fazem do jogo, na minha opinião, o melhor game de futebol já lançado. Mas vou deixar as análises e opiniões do jogo dentro de campo para vocês. Aqui, vou focar em 1 ponto: Narração.



Acima, dois vídeos de partidas completas com a narração em português gravadas na versão PC (Flamengo x Fluminense e Grêmio x Atlético-MG). Vou resumir bem o meu pensamento sobre a dupla: É melhor do que eu esperava, mas é pior do que eu desejava. Para mim, o Tiago foi uma boa surpresa. Narra bem os lances, mostra animação e bom humor em várias situações. Não tem o vozeirão de narradores consagrados, mas no fundo eu gostei. O Caio faz bons comentários, quase sempre pertinentes. A química dos dois faz a narração ficar interessante. Volta e meia eles fazem comentários brincando um com o outro, o Tiago provoca o Caio para ele cornetar algum lance da partida.

Pontos negativos existem, claro. A dupla fala muito pouco o nome dos jogadores e pouquíssimos nomes de times. Alguns lances parecem ficar levemente dessincronizados com a partida, mas isso é mais um problema com a engine da narração. Às vezes, eles realmente ficam um pouco quietos mas nada que prejudique muito a partida. Para um primeiro ano da narração achei um trabalho bom e satisfatório, mas há espaço para melhorar muito no ano que vem.

Saindo da narração e entrando rapidamente no Modo Carreira, ele segue a linha do jogo em si e é tudo o que a Carreira do FIFA 12 gostaria de ser. Poder envolver jogadores nas negociações foi uma novidade muito útil, a interação dos jogadores e da imprensa com o time é bem feita e treinar seleções é uma novidade bacana, desde que você treine uma seleção europeia ou sulamericana. Único ponto negativo que percebi em uma temporada completa com o espanhol Valencia, foi uma maratona de jogos da Copa do Rei no calendário em Janeiro/2013 que destruiu o meu time na Liga. Mas faz parte do futebol...

Enfim, o jogo será lançado neste dia 4 e todos poderão jogar e tirar as próprias conclusões sobre a narração, a Carreira, o Temporadas e todos as novidades dentro das 4 linhas. Curtam ou odeiem o Tiago e o Caio, mas divirtam-se!

P.S.: Todas as passagens em itálico no texto, são palavras ditas pelo Tiago ou pelo Caio na narração.