sexta-feira, 7 de outubro de 2011

[FIFA12] Lançamento (ou não) e outros pitacos


O blog ficou totalmente muito parado desde a semana passada pois este que vos escreve estava focado no projeto Gritos Comunitários, lançado ontem. Mas agora vamos voltando à programação normal...

No Brasil, oficialmente, o FIFA 12 foi lançado ontem para PS3 e PC (este já estava disponível pela Origin desde 29 de setembro). E o Xbox 360? Pois é, a WB Games pisou na bola e a versão nacional do FIFA 12 para o console da Microsoft só deve chegar às lojas brasileiras no início de novembro. Sem explicações. Apenas foi adiado. Se você tem um Xbox360 e está ansiosíssimo para jogar o FIFA 12, a melhor opção é comprar a versão norte-americana importada ou em lojas que já vendem ela desde 27/09.

Mas se no Brasil a coisa vai mal, no resto do mundo o FIFA 12 é um gigantesco sucesso. O jogo vendeu impressionantes 3,2 milhões de cópias em uma semana após o lançamento em terras estrangeiras. Isso torna o FIFA 12 o jogo de esportes mais rapidamente vendido na história dos videogames, desbancando o antigo rei FIFA 11, que vendeu 2,6 milhões em sua primeira semana, e deixando outros jogos como NBA, Madden NFL, NHL e aquele outro de futebol muito para trás.

E se o FIFA 12 é um sucesso de vendas, não podemos dizer o mesmo do jogo dentro do console ou PC. Ele conta com vários problemas e bugs (e não me refiro aos inevitáveis bugs da Impact Engine), mas a EA sabe disso e está planejando um patch com previsão de lançamento nas próximas duas ou três semanas. Entre os problemas, temos alguns sérios como as desconexões no FIFA Ultimate Team (não sabe do que se trata? Teremos um especial sobre ele amanhã) e outros não-tão-sérios como a possibilidade cheater chata de poder mudar o controle só para o goleiro e deixar a CPU jogar partidas online. A EA não deu maiores detalhes sobre o patch, mas certamente vamos saber o que vai mudar quando ele for lançado.