segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[FIFA12] FIFA Ultimate Team


O FIFA Ultimate Team tem se transformado num dos mais populares modos de jogo da série FIFA. Após ser lançado como PDLC (conteúdo pago adicional baixado pela internet) no FIFA 09 e no FIFA 10, a EA SPORTS surpreendeu a todos e lançou o Ultimate Team de graça no FIFA 11, o que certamente contribuiu para a modalidade finalmente se tornar popular ao ser melhor explorada por todos. O FIFA 12 já chegou às lojas (ou não, caso você tenha comprado a versão nacional do Xbox 360) e com ele o FIFA Ultimate Team finalmente chegou à sua independência: Antes um DLC, agora um modo de jogo! E além do PS3 e do Xbox 360, o FUT chegou aos PCs e Mac's, o que certamente fará ele ser explorado ao máximo por todos os jogadores do FIFA.

Mas o que é o FIFA Ultimate Team? Para resumir: é tipo um jogo de cards (ou figurinhas, como preferirem). São cards de jogadores, técnicos, uniformes, escudos, estádios, bolas, etc. Todos os cards são divididos em 3 categorias: Ouro, Prata e Bronze. Os cards são conseguidos de dois jeitos: Packs (pacotes) ou troca. Quanto aos packs, são dois jeitos de conseguir: Usando coins (moedas do jogo) ou dinheiro real. Como conseguir coins? Jogando torneios e amistosos offline ou online.

Se você estiver começando agora, ao entrar no FUT deverá escolher um nome para o seu time. Pode ser qualquer coisa! Desde Drim Tim EC (meu exemplo) até Time da Rua 8 (exemplo aleatório). Claro que deve ser um nome que ainda não tenha sido escolhido. Para começar você ganha um pack de cards de bronze (jogadores, dois uniformes, escudo e bola). Feito isso, você já é um jogador do FIFA Ultimate Team!


Com o seu time de jogadores de bronze feito, é hora de jogar os torneios que ele se encaixa para conseguir coins. São diversas opções para as mais variadas categorias. Por exemplo, tem torneios feitos para times formados com cards 100% de bronze, tem torneios feitos para time com no máximo 2 estrelas, etc. Quanto mais difícil o torneio, mais coins ele dá de prêmio. Se você não tiver paciência e quiser logo packs prateados ou dourados, pode usar seus créditos na PSN ou seus MS Points ou seus FIFA Points no PC para comprá-los. Os preços dos packs em coins são bem convidativos (não sei de cabeça o valor para o dinheiro real). Os bronzes custam 400 (normal) e 750 (Premium), os prateados 2.500 e 3.750 e os dourados 5.000 e 7.500. Os Premiums são diferenciados pois contém mais cards raros. Mas comprar um pack de ouro, por exemplo, não garante que você vai ter só jogadores de ouro. Existe a grande possibilidade de virem também cards prateados.

O outro jeito de conseguir os cards que eu citei lá em cima era troca, lembra? Você pode trocar ou comprar os cards individualmente num sistema de leilão. Ao ir na opção Trading, você pode procurar qualquer card que esteja nesse leilão e fazer uma oferta de coins ou de algum outro card que você tenha na sua lista de trocas.



Essa opção de trocas/leilão é muitíssimo popular. Considerando que alguns cards são bem difíceis de conseguir, a opção mais direta para você ter aquele jogador que tanto quer é justamente entrando nesse leilão. Por exemplo: Da imagem abaixo do meu elenco, Victor, Henrique, Arouca, Guiñazu (que está com a foto do Nei), Diego Souza e Leandro Damião foram comprados no leilão.


Os jogadores brasileiros estão mais representados no FUT este ano. Se formos comparar com o ano passado, são muitíssimos novos jogadores brazucas. Praticamente todos os jogadores que tem foto no FIFA 12 estão no FUT.

Uma novidade implementada no ano passado que foi pouco explorada foi o Team of the Week. O TotW consiste em, toda semana, os melhores jogadores do mundo real ganharem um card edição especial com coloração preta e atributos bombados. Esses cards especiais podem ser achados nos packs como qualquer outro card, mas são bem mais raros. E não é só! Esse ano nós podemos jogar contra esses TotW. Ao pressionar Y (x360) ou Triângulo (PS3) no menu principal do FUT (como na primeira imagem do post), você é levado para a tela do TotW e pode escolher qual deles você quer enfrentar. Toda quarta-feira a EA disponibiliza novos TotWs.


E você ainda pode gerenciar seu elenco, participar de leilões, comprar packs, etc. no aplicativo web do FUT no site da EA. Infelizmente nem tudo são flores... Atualmente, os servidores do FUT não estão aguentando o gigantesco fluxo de jogadores e alguns deles podem ser desconectados aleatoriamente do jogo, perdendo o progresso na partida atual, por exemplo (aconteceu 3 vezes comigo, das 4 que joguei). Mas tudo será corrigido em breve, segundo a EA.

Para terminar, o decoruiz que vocês podem ver nas imagens sou eu. Sintam-se livres para me adicionar no Origin, embora eu jogue pouco online.