segunda-feira, 26 de setembro de 2011

[FIFA12] Projeto "Gritos Comunitários"


O nome é horrível, eu sei. Mas a causa é boa. Estava olhando os menus do FIFA 12 e resolvi bisbilhotar a seção My Music & Chants dentro de Customise FIFA. Para quem não sabe, o FIFA tem desde o 11 a possibilidade de você colocar suas próprias músicas para ouvir nos menus ou gritos de torcida para qualquer time do jogo. Voltando ao assunto, ao bisbilhotar percebi que essa funcionalidade tem muitas novidades interessantes. Vamos à elas:

Na opção Leagues & Teams, podemos colocar áudio personalizado para: A entrada dos times em campo, para quando o time fizer um gol, para quando o time ganhar, para quando o time perder, para ouvir durante o jogo, para quando o time for campeão e para quando o juiz marcar uma falta que a torcida não goste.

Legal, né? Podemos mandar o juiz tomar naquele lugar e botar a torcida para gritar "É, Campeão!" ao ganhar um título. Ao escolher o áudio ou a playlist com os áudios, que ficam salvos no seu console, podemos dizer se queremos eles só para o time selecionado ou para o toda a Liga.
Exemplos:
1- "Ei, Juiz, vai tomar no %@!" e "É, Campeão!" são dois áudios que podemos colocar para toda a Liga Brasileira sem medo, pois todos as torcidas cantam isso.
2- Podemos, mas não devemos colocar um grito específico do Ceará para toda a Liga, pois simplesmente não faz sentido, né?!

Não é só isso. Agora também podemos colocar gritos personalizados para até 20 jogadores! Por exemplo: Gol do Obina e a torcida grita "Obina é melhor que Eto'o!"

E ainda não acabou. Podemos colocar gritos contra os nossos rivais. Por exemplo: O time que escolhi como preferido no FIFA 12 é o Real Madrid, então posso colocar gritos específicos contra o Barcelona, contra o Atlético, contra o Valencia, etc. Mas só vale para o time que escolhemos como preferido, então só a nossa torcida vai tirar sarro da adversária.

Essas novas possibilidades podem deixar o jogo muito mais interessante, concordam? Justamente por isso que vem o tal bendito projeto de nome horrível. Que tal nós (eu, o Bruno e vocês, leitores) montarmos um pacote nosso organizadinho com os gritos brasileiros (ou portugueses também, já que temos muitos leitores da terrinha)? Você pode ajudar mandando vídeos do Youtube nos comentários ou de preferência áudios em MP3 para o meu email.

Vale ressaltar que a qualidade do áudio é vital. Quanto mais limpo e sem ruídos de outras coisas, melhor.

Exemplo bom:

Exemplo ruim:

Então, mãos à obra? Quando tivermos um número bacana de sons, vamos divulgar tudo e manter a lista sempre atualizada. E, é claro, ensinar como colocar no seu jogo.

---------------------------------------------------

[UPDATE:
Já recebi vários e-mails e o post está com vários vídeos!

Então, o que será feito daqui para frente?
Vou converter e editar todos os áudios (dando preferência para os de melhor qualidade) e deixar arrumado por times. Quando estiver tudo pronto, vou disponibilizar os arquivos de duas formas: 1- Liga completa e 2- por times. Se você quiser só os áudios do seu time, baixe o arquivo dele. Se quiser os áudios de todos os times, baixe o arquivo da liga completa.

Quando vai estar disponível?
Espero que muito em breve. Não posso dar uma previsão exata, já que sons e vídeos chegam a todo momento. Mas quando achar que já tivermos uma quantidade bacana de áudios vou começar a disponibilizar. Todo o conteúdo poderá estar em constante atualização. Por exemplo: Se pintar uma versão de qualidade melhor, iremos atualizar e disponibilizar para vocês.

Se eu mandar conteúdo vou ser anônimo?
Não. Daremos créditos para todos os áudios.

Como instalar?
No tópico do lançamento vamos deixar tudo explicadinho por plataforma (PS3, Xbox 360 e PC).]


---------------------------------------------------

[UPDATE 2:
Com vocês, o primeiro preview. O time escolhido ~aleatoriamente~ foi o Vasco. Confira abaixo:




Preciso da opinião de vocês. Vocês curtiram esse estilo com o hino tocando na entrada ou preferem gritos de torcida?

p.s.: perdoem a queda nos frames na hora do gol no vídeo, meu PC não aguenta gravar por muito tempo...]