quarta-feira, 13 de abril de 2011

[Especial] Retrospectiva da Liga Brasileira - Parte 1


Após uma olhadinha no futuro do FIFA ontem com as primeiras imagens oficiais do FIFA 12, vamos voltar no tempo. Hoje começamos uma novidade aqui no blog. Uma série de gráficos e análises sobre as mudanças dos principais atributos de 6 jogadores selecionados por nós desde o FIFA 08 até o FIFA 11 depois do Winter Update. O primeiro jogador da lista é o goleiro Fábio, do Cruzeiro.

Para o goleirão do Cruzeiro, vamos focar totalmente nos atributos de goleiro: GK DIVING, GK HANDLING, GK KICKING, GK POSITIONING e GK REFLEXES. O mato-grossense Fábio tem 30 anos e é reconhecidamente um dos grandes goleiros do país hoje. Chegou ao Cruzeiro em 2005, após passagem pelo Vasco da Gama. Mas como ele era no FIFA antigamente e como é hoje? Vamos aos atributos, então.

GK DIVING:
O que é GK Diving?
Esse atributo é a habilidade do goleiro fazer defesas no ar.


No FIFA 08, Fábio tinha 73 nesse atributo; Ganhou um upgrade para 76 no FIFA 09 e manteve no Winter Update; Caiu para 73 no FIFA 10 e para 72 no Winter Update; Voltando à boa forma, ele voltou aos 76 no FIFA 11 e hoje, depois do Winter Update, tem 77.

Confira no gráfico abaixo (clique para aumentar um pouco):

Fábio - GK Diving

GK HANDLING:
O que é GK Handling?
É o quão firme o goleiro segura a bola. Ou seja, a habilidade de não dar rebotes.


No FIFA 08, ele tinha 75; No 09 e no Winter Update ele foi para 77; No 10 e no Winter Update ele subiu para 79; No 11, manteve os 79 e ganhou um upgrade para 80 no Winter Update.

Confira no gráfico abaixo (clique para aumentar um pouco):

Fábio - GK Handling

GK KICKING:
O que é GK Kicking?
É a precisão e distância dos tiros de metas, dos lançamentos com a mão ou dos "chutões".


No FIFA 08, ele tinha 73; Foi para 75 no 09 e no Winter Update; Caiu para 70 e 69 no 10 e no Winter Update respectivamente; Subiu pra 71 no 11 e agora tem 72.

Confira no gráfico abaixo (clique para aumentar um pouco):

Fábio - GK Kicking

GK POSITIONING:
O que é GK Positioning?
É literalmente a habilidade do goleiro se posicionar corretamente para defender os chutes.


Uma das principais qualidades do Fábio, que era bastante underrated no FIFA 08. Tinha 61 nesse atributo; Subiu um pouco, para 64 no FIFA 09 e no Winter Update; No 10, ganhou um grande e justo upgrade para 77; E no 11, subiu para 81 e agora tem 82 depois do Winter Update.

Confira no gráfico abaixo (clique para aumentar um pouco):

Fábio - GK Positioning

GK REFLEXES:
O que é GK Reflexes?
É a agilidade do goleiro para salvar um chute.


Outra grande qualidade do Fábio atualmente, no FIFA 08: 72; No 09 e no Winter Update, teve uma melhora para 80; no 10 subiu novamente para 85 e para 86 no Winter Update; Caiu para 84 no 11 e retornou aos 85 no Winter Update.

Confira no gráfico abaixo (clique para aumentar um pouco):

Fábio - GK Reflexes

RESUMO:
Fábio, um dos melhores goleiros do país atualmente teve uma grande e merecida melhora desde o FIFA 08. Em 2007 ele já tinha boas atuações com a camisa celeste, em 2008 era consolidado um dos grandes goleiros do país, em 2009 fez brilhante campanha na Libertadores, assim como todo o time do Cruzeiro e em 2010 foi eleito pela Placar e pelo prêmio oficial Craque do Brasileirão como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Veja abaixo a tabela com a evolução de todos os atributos de goleiro do Fábio desde o FIFA 08 até o Winter Update do FIFA 11 (clique para ampliar):

Fábio - GK Skills

OBSERVAÇÕES:
- Não estamos levando em conta o overall (ou o popular ovr) pois consideramos que os usuários devem focar mais nos atributos individuais dos jogadores no FIFA.

- Os atributos do FIFA 08 Winter Update não foram utilizados nos gráficos por "problemas técnicos".