sexta-feira, 27 de agosto de 2010

[NG] Detalhes do Career Mode


O produtor do Career Mode Marcel Kunh postou hoje um extensivo blog sobre o novíssimo modo de jogo do FIFA 11. Como este post é muito grande, clique no link abaixo para conferir uma tradução livre.

Olá,

Meu nome é Marcel Kuhn e eu sou produtor/designer de modos de jogo online e offline do FIFA 11. Meu foco principal para o FIFA 11 foi o novo Career Mode e eu gostaria de contar a vocês sobre o que se trata este modo. Você provavelmente jogou o Manager Mode e o Be A Pro: Seasons no FIFA 10. Para o FIFA 11, nós decidimos remover estes dois modos de jogo e criar uma experiência totalmente nova que combina este dois modos em um modo conectado. Ele é chamado de Career Mode.

Conforme vamos chegando mais perto do lançamento do FIFA 11, nós vamos dando mais detalhes sobre este modo. Mas hoje eu gostaria de focar no básico e levar à vocês minha jornada nas minhas primeiras semanas do modo Carreira.

Para começar, eu criei o meu Virtual Pro e o treinei um pouco na Arena antes de levá-lo comigo para o Career Mode.

A primeira escolha que eu tenho que fazer é se eu quero começar uma carreira como Jogador, como Treinador ou como Jogador-Treinador. Qualquer escolha permite a você jogar uma carreira de 15 anos. Para experimentar uma experiência total de uma carreira de futebol, você pode começar como jogador e quando pendurar as chuteiras se tornar treinador. Ou você pode começar como treinador direto, a escolha é sua.

Eu irei jogar como Jogador-Treinador, que me permite jogar com o meu Virtual Pro ou controlar o time todo. Eu também posso escolher colocar o meu Virtual Pro pra jogar ou deixar ele no banco já que eu sou responsável pela escalação do time.

Carreira

Começo com a temporada na Bundesliga e escolho o VfB Stuttgart como o meu time e uso o meu Virtual Pro como o meu jogador.

Contrato

Após assinar o contrato e salvar minha carreira, eu chego ao menu principal do Career Mode. Nele posso ver vários novos ítens me falando sobre a Janela de Transferências, quais times eu vou pegar na pré-temporada e contra quem vai ser meu primeiro jogo na Liga.

Menu principal

Você pode saber ou não, mas o Stuttgart perdeu vários titulares após as férias de verão: Sami Khedira, Roberto Hilbert e Hleb, para citar alguns. Durante a Copa do Mundo vários times usaram a formação 4-2-3-1 e eu fazer algumas contratações para moldar meu elenco nesta formação.

Vamos dar uma olhada no elenco do Stuttgart para ver que tipo de mudanças eu devo fazer…

No gol tenho o jovem e inexperiente S. Ulreich. Ele esperou uma temporada inteira por uma chance no time principal, então vou dar uma chance a ele. Se algo der errado, tenho o experiente Lehmann como opção.

Na defesa, o Stuttgart tem boa profundidade e eles contrataram recentemente o P. Degen por empréstimo do Liverpool. Falando sobre empréstimos, uma das novidades legais deste ano é que jogadores emprestados serão tratados como tal no Careera Mode. Então, o Degen por exemplo irá voltar ao Liverpool após o término do empréstimo. Eu também tenho a opção de empréstimos por uma temporada completa ou por um período menor (de 3 meses), o que permite a você uma opção para repor o elenco em caso de suspensão e/ou lesão.

Elenco

Os dois volantes titulares são Kuzmanovic e Traesch. Eu também tenho o Gentner que voltou recentemente de uma boa temporada no Wolfsburg no meu elenco. Como essa posição é crucial na minha formação, eu vou tentar contratar um volante de alto nível para ser titular do meu time.

Para as posições restantes do meio de campo e nas pontas eu tenho jogadores talentosos mas muito joves, então vou tentar contratar alguém com mais experiência também.

Cacau irá jogar como armador pelo meio já que ele tem habilidade e chuga bem de longe. O papel de atacante solitário será do Pavel Pogrebnyak e ele terá como sombra o Ciprian Marica. Não preciso me preocupar com essa posição.

Aqui está a minha lista: 1 volante de alto nível e 1 ponta experiente.

Jogadores que irão procurar por novo clube: Celozzi (RB), Elson (CAM) e Schwarz (CM)

Jogadores que são jovens mas não estão prontos para a Bundesliga: Didavi (LM), Funk (CM) e Riedle (ST)

Primeiro eu dou uma olhada nos jogadores sem clube (Free Agents) mas tirando o M. Azaouagh não tem mais nenhum jogador que me interesse. Como ele é um CAM eu não vou tentar contratá-lo. Vou para a lista dos jogadores Listados para Transferência buscar os jogadores das posições que eu quero no mercado.

Rodwell

Não vejo nenhum jogador que eu diga “É ESSE CARA QUE EU QUERO!”, mas o Rodwell do Everton é uma possibilidade, já que é jovem e talentoso e pode ser uma boa pro meu elenco. Eu ofereci 6,4 Milhões para o Everton, o que é um pouco abaixo do valor de mercado dele.

Rodwell proposta
Ainda não estou 100% feliz, já que quero um jogador de nível mais alto para causar impacto imediato. Vou procurar por jogadores não listados que possam atingir minhas expectativas.

Minha próxima busca é:
Overall: 80-90
Setor: Meio
Posição: Volante
Status de Transferência: Qualquer
Valor máximo: 10 Milhões.

Barry

Eu vou fazer propostas por G. Barry (Man City), J. Makoun (Lyon) e S. M'Bia (Marseille). Como eles são jogadores titulares em seus clubes, meu negociador me avisa que eu devo oferecer aos clubes um valor superior ao valor de mercado dos jogadores. Meu orçamento para transferências não é muito alto, então eu fixo meus olhos no M'Bia. Ele é a melhor opção e com o preço de 6,3 Milhões é o favorito.

Barry proposta

Agora vamos olhar para os pontas... Para a direita, tudo que tem no mercado é Joaquin do Valencia (que valendo 15M está fora do meu orçamento) e Keko (jovem espanhol que não traria melhoras ao elenco). Na esquerda, eu encontro o rejeitado Mancini da Inter (overall 74 e não tão rápido quanto antes) e Juanma (mesma situação do Keko). Mais uma vez sem sorte com jogadores listados para transferência, então vou buscar outros jogadores no mercado.

Minha próxima busca é:
Overall: 80-90
Aceleração: 80-100
Setor: Meio
Posição: Volante
Status de Transferência: Ponta esquerda/direita
Valor máximo: 10 Milhões.

O primeiro jogador que acho é C. Bellamy, que já está no Cardiff e seria uma contratação perfeita. Também faço propostas por Helder Barbosa, do Braga, A. Sanchez da Udinese e R. Beerens do Heerenveen. Não estou com muitas expectativas já que as propostas foram pouco acima do valor de mercado.

Quando avanço para a primeira partida eu recebo emails da direção sobre os objetivos da temporada (terminar entre os 6 primeiras) e o Mercado de Transferências.

Caixa de entrada

A atividade do mercado de transferências começa e as primeiras transferências podem ser revistas enquanto você espera pela sua primeira partida. Assim que as respostas para as suas propostas chegam, a simulação é interrompida e você pode responder os emails.

Como esperado, as propostas pelos jogadores titulares que eu tentei contratar não foram suficientes. Recusaram 2 propostas, o Braga falou que não queria vender o Barbosa, já que eles tinham recém contratado o jogador (o contrataram em Julho de 2010 pelo Porto). Resposta similar dada pelo Cardiff, que quer manter o garoto da casa não importa o que eu ofereça. Somando a isso, ele não é jogador do Cardiff, já que está emprestado pelo Manchester City. O Heerenveen é um pouco mais aberto a negociações, mas eles colocaram um preço no jogador e pediram para eu aumentar a proposta para 12 Milhões de Euros. Não quero pagar essa quantidade de dinheiro eu vejo o último email na caixa de entrada e para a minha surpresa, o Man City aceitou a proposta de 11,5M pelo Gareth Barry. Eu respeitosamente rejeitei a oferta do Heerenveen e as negociações terminaram ali, mas eu entrei no próximo estágio e fiz proposta de salário pelo Barry. Na minha opinião, ele seria a contratação que traria o impacto imediato que eu desejo. Nesse ponto, meu negociador me avisa que vários outros clubes estão interessados no jogador. Então eu aumento a proposta para 65 mil Euros por semana por um contrato de 3 anos.

Após alguns dias, as primeiras propostas pelos meus jogadores começam a aparecer eu eu quero ter a certaza de que eles achem uma nova casa rapidamente: Eu empresto Riedle por uma temporada para o Manisaspor da Turquia e o Didavi para o Nice da França. Mais repspostas para as minhas negociações aparecem também. Udinese e Everton querem aumentar o preço pelos jogadores. Eu recuso a resposta da Udinese, mas aumento minha oferta pelo Rodwell de 6,4M para 6,8M (Everton estava pedindo 9,4M). Parece que estou indo bem com o Lyon e o Marseille aceitando minhas propostas. M'Bia é o meu plano B para caso eu não consiga assinar com o Barry, então ofereço para ele um valor que certamente ele não poderá recusar. Após isso, eu me retiro das negociações com o Makoun.

Minha missão de construir meu elenco para a próxima temporada continua e eu vendo meu primeiro jogador, Celozzi irá jogar no francês Nancy na próxima temporada. Eu desejo sorte para ele e recebo 3,6M de Euros na conta bancária. Durante a simulação do calendário eu precebo que o Manchester United emprestou o Macheda para o Valencia. Boa opção, já que o garoto não teria muita chance de jogar durante a temporada.

Mais atualizações nas minhas negociações chegam. M'Bia aceita minha oferta e Barry faz uma contra-proposta pelo seu agente. Ele quer um salário de 80 mil por semana. Após consultar o Adam (editor do Carrer Mode) percebo que é muito alto. Então eu vou pelo M'Bia como minha primeira contratação que me custa 8,5M. Após ambos os lados terem assinado o contrato, o gerente executivo do clube me dá os parabéns pela contratação e me lembra de colocá-lo no time logo... M'Bia imediatamente entra no lugar de Traesch nos titulares.

Everton deve ter ouvido da contratação do M'Bia que resolve meu problema no meio, então eles reduzem o preço do Rodwell para 8M. Já que não estou mais interessado, eu tento ver o quanto eles estão dispostos a baixar a pedida fazendo uma contra-proposta de 7,2M. Ao mesmo tempo, Elson é vendido para o Palermo, o que significa mais 6,1M na minha conta. Outro round de negociações com o Everton, eu percebo que eles parece mse irritar com a minha tentativa de abaixar o preço. Eles sobem para 8,4M. De volta ao menu principal eu vejo notícias de transferências da minha liga. Aparentemente Karim Haggui saiu do Hannover e assinou pelo West Ham por 5,6M.

O próximo email que recebo confirma minha suspeita que o Everton estava ficando irritado...
Acho que as negociações estão encerradas.

Everton irritado

Como minha primeira partida amistosa se aproxima, eu tenho que pensar mais sobre a minha situação nas pontas. Eu acho que M'Bia me permite jogar com Kuzmanovic ou Traesch em uma das pontas, então mesmo tendo algum dinheiro no banco, eu vou jogar minha primeira partida sem nenhuma nova transferência. Outros times da minha liga parecem estar se preparando bem para a temporada também: O Borussia M'gladbach anunciou a contratação de Park Chu Young do Monaco. Boa contratação...

Ramenskoye é o meu primeiro adversário e eu decidi jogar com os meus titulares, me incluindo na ponta direita.

Jogo!
First match of the season – I am excited!

Até agora, estamos contando como começar a sua carreira baseado nos 3 tipos de carreiras disponíveis e demos uma olhada no sistema de transferências. Baseado nos exemplos do meu jogo, eu mostrei a vocês como são as novas negociações no Career Mode do FIFA 11. Para completar uma negociação você deve negociar tanto com o clube quanto com o jogador. Como essa é a maior base do modo, eu provavelmente voltarei a ela nos próximos blogs... Por agora eu vou jogar a minha primeira partida da temporada e espero que vocês tenham gostado da leitura e do que você já leu sobre o Career Mode até agora.