sexta-feira, 30 de abril de 2010

[Wii] Review do 2010 FIFA World Cup


Ontem finalmente tive a chance de testar o 2010 FIFA World Cup South Africa do Wii pela primeira vez. O jogo segue a mesma linha adotada pelo FIFA 10 no console da Nintendo: Gráficos estilo cartoon e jogabilidade simples. Mas vamos ao que interessa.

reduzida
Menu principal

O jogo tem uma apresentação simples e interessante, com menus bastante intuitivos. Modos de jogo que o diferencia das outras plataformas é o Torneio de Eliminação Global e o Time dos Sonhos do Zakumi (ambos já explicados aqui). Além deles, temos a opção de jogar a Copa do Mundo (lógico!), partidas online e amistosos. Outra novidade que se percebe logo de cara no menu principal são os Prêmios. Funcionam da mesma forma que os trophies do PS3 e os achievements do Xbox 360. Você consegue, por exemplo ganhar com 1 jogador a menos e liberar a 3ª camisa da Argentina ou ao marcar seu primeiro gol no jogo ganhar a opção de desligar as Vuvuzelas. No geral, esses objetivos são bem fáceis.

reduzida
Robinho e Luis Fabiano em campo

Então, chegou a hora dos preparativos para entrar em campo. Em relação a estádios, a versão Wii conta com bem menos campos que a dos consoles next-gen. Confira a lista abaixo (WC significa que é estádio da Copa):
Durban Stadium (WC), Ellis Park Stadium (WC), Free State Stadium (WC), Green Point Stadium (WC), Loftus Versfeld Stadium (WC), Mbombela Stadium (WC), Nelson Mandela Bay Stadium (WC), Peter Mokaba Stadium(WC), Royal Bafokeng Stadium (WC), Amsterdam ArenA, Camp Nou, Estádio Azteca, Olympiastadion Berlin, Parc des Princes, Santiago Bernabéu, Stade Gerland, Stadio Olimpico di Roma, Wembley ,Crown Lane (genérico), Div 3 Euro Style (genérico), Closed Square Style (genérico) e Euro Park (genérico)
Estádio da grande final, o Soccer City Stadium, será liberado no modo amistoso assim que o jogador chegar à final da Copa do Mundo.

reduzida reduzida

Um defeito que percebi logo na minha primeira partida uma falha incrível: Brasil x Uruguai e a torcida cantava God Save the Queen (hino da Inglaterra). Dentro de campo o jogo parece ser mais fácil do que o FIFA 10. Joguei uma série de partidas no nível Médio de dificuldade e não tive muitas dificuldades. Os gráficos, o som e a atmosfera estão bem melhores, mas com o problema das Vuvuzelas estarem presentes em estádios fora da África do Sul no modo amistoso. As versões next-gen ouvem reclamações sobre as defesas. Isso é porque eles não viram as do Wii. A zaga é muito fraquinha, mesmo no nível Difícil. Levando em consideração que o FIFA 10 no console da Nintendo não foi um jogo que podemos chamar de "bom", o 2010 FIFA World Cup South Africa pode ser chamado de "quase bom".

Por fim, aí vai meu veredicto:

Apresentação: 8,5
Gráficos: 7,5
Som: 8,0
Jogabilidade: 8,0
Replay: 7,0


Nota Final: 7,8

Pros:
+ Atmosfera interessante
+ Jogar com amigos é muito divertido
+ Menus simples e intuitivos


Contras:
- Não possui modo de eliminatórias
- A defesa praticamente não existe
- O "Momentum" do jogo é quase certeza de gol


Consideração Final: Se você tem o Nintendo Wii, não tem o FIFA 10 e gostaria de contar com um jogo de curto tempo de diversão, o 2010 FIFA World Cup South Africa pode ser uma boa opção. P.S.: Não jogue sozinho!

Confira abaixo alguns vídeos do jogo: