quarta-feira, 21 de novembro de 2012

[FIFA 13] Realidade ou Utopia?


Recentemente venho imaginando como as mentes pensantes da EA borbulham para definir quais serão as inovações do game a cada ano, logicamente com base nas estratégias e metas definidas pela alta cúpula da empresa.
 
Já pararam para pensar, por exemplo, como poderia ter sido a reunião entre o Peter Moore (Presidente da Eletronic Arts) e o David Rutter (Produtor responsável pela série), no início do projeto do FIFA13?
 
Acredito que tenha sido mais ou menos assim:
 
Peter Moore: - Bem, nos últimos 5 anos construímos um jogo sólido que trouxe um novo ar para a série FIFA e ainda conseguimos atrair muitos fãs assíduos da concorrência, isso é realmente algo a ser ressaltado.  
 
David Rutter: - Realmente fizemos um bom trabalho, a estratégia de deixar nosso jogo mais fiel e próximo de uma simulação do futebol real nos trouxe um resultado acima do esperado.
 
Peter Moore: - Muito bem. Agora chegou a hora de consolidarmos de vez a nossa força e atrairmos ainda mais fãs.  Atualmente somos líderes de mercado, mas não podemos parar por aqui.  No FIFA12 tivemos “X” de Lucro, agora a meta é aumentar as vendas em 20% no ciclo do FIFA13.
 
David Rutter: - Hum, é um número bem expressivo. Como o senhor imagina atingir essa meta?
 
Peter Moore: - Veja só, nosso departamento de marketing vem batendo na tecla de que devemos focar no mercado de jogadores casuais, essa é a nossa nova mina de ouro que vai nos ajudar facilmente a bater essa meta. O problema é que eles ainda acham nosso jogo muito difícil. Veja como deixar o jogo mais agradável para eles e vamos atraí-los!
 
David Rutter: - Mas senhor, deixar o jogo mais fácil talvez arruíne a experiência dos nossos fãs mais assíduos e tire o foco da simulação que foi nosso norte nos últimos anos.
 
Peter Moore: - Meu rapaz, os fãs nos amam, veja como ficam ansiosos a cada ano pelo novo FIFA. Me mostre na próxima reunião  soluções definitivas para atrairmos esse novo mercado e ponto final.
 
Alguns dias depois...
 
Peter Moore: - Bom dia Rutter, espero que traga boas novidades.
 
David Rutter: - Com certeza senhor, trabalhei duro com a minha equipe a semana toda e definimos as novas implementações para o FIFA13, espero que aprove!
 
Peter Moore: - Vamos lá, estou ansioso.
 
David Rutter: - Bom, inicialmente decidimos que aumentar a velocidade do jogo é algo primordial. Os jogadores casuais realmente não gostam de jogos cadenciados demais, eles se irritam muito facilmente.
 
Peter Moore:  - Por favor, continue.
 
David Rutter: - Também decidimos que temos que dar um passo atrás no nosso sistema de marcação e aumentar a automação na roubada de bola, não será necessário apertar o botão de desarme manual para roubar as bolas na defesa, isso com certeza agradaria muito os jogadores casuais. Aliás, aumentaremos o nível de automação do jogo em geral, quase não será necessário fazer esforço para jogar bem!
 
Peter Moore: - Muito interessante.
 
David Rutter: - Principalmente vamos equilibrar as forças nos jogos online entre os jogadores casuais e os “hardcores”. Por isso decidimos aumentar a influência dos nossos scripts para o FIFA13 durante uma partida online, isso fará com que o jogo seja sempre equilibrado, mesmo que um jogador seja muito superior ao outro.
 
Peter Moore: - Excelente, excelente! Inicie o projeto o quanto antes e vamos fazer milhões! Muito bem meu rapaz!
 
E aí galera, realidade ou utopia?