quarta-feira, 25 de abril de 2012

[FIFA12] UEFA Euro 2012: O "Day After"


UEFA Euro 2012. Muita espera, muita expectativa... E chegou o dia. Tecnicamente ontem, mas chegou. Passei o dia jogando, testando, me divertindo e me irritando. Com pausa óbvia para ver o jogaço entre Barcelona e Chelsea, joguei algumas Eurocopas. Bem em umas, mico em outras. Abaixo, minha opinião sobre o primeiro e único DLC do FIFA 12.

Sou fã desses "jogos temáticos" de futebol. Todos os World Cups e Euros me encantam principalmente durante os torneios de verdade. Acredito que nesse UEFA Euro 2012 não será diferente... Mas, por enquanto, vamos ao jogo. Começando pela partida que sempre faço, com o país sede. Nesse caso são dois: Polônia e Ucrânia.


Logo de cara vejo os dois países sedes da Eurocopa com uniformes genéricos. Costumo não me incomodar com isso no FIFA (principalmente com anos e anos de times brasileiros assim), mas o Euro era um torneio que se esperava no mínimo um licenciamento 100% pelo menos dos times da fase de grupos. Ok, primeiro ponto negativo logo de cara. Mas vamos pro jogo. Polônia com os bons Szczesny, Polanski, Blaszczykowski e Lewandowski. Ucrânia com os... Peraí, quem é esse Tomaschuk? Quem é esse Malinskyi?


Pois é, caros leitores. O que jamais poderia acontecer num jogo de uma competição deste porte aconteceu. Ucrânia, país sede da Eurocopa tem, além de uniformes, nomes genéricos. E não são poucos times assim. Além da Ucrânia, o ótimo francês FIFA Gamers Blog publicou a lista de times nessa situação: Albânia, Andorra, Armênia, Bielorrússia, Bósnia, Cazaquistão, Eslováquia, Estônia, Geórgia, Ilhas Faroe, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Montenegro, País de Gales, São Marino e Sérvia. 24 dos 53 times do DLC são com nomes genéricos. A EA teve que se pronunciar contra a fúria dos fãs:

As seleções no Euro 2012 são uma combinação dos times licenciados oficialmente, times que pertencem à nossa licença da FIFPro e times genéricos. Embora gostaríamos de ter todas as seleções licenciadas oficialmente, de todas as 53 no jogo 29 são licenciadas. As outras são genéricas.

A inclusão de seleções é negociada individualmente entre a EA e as federações de cada país. Licenciar times e ligas é uma decisão de negócio baseada no tamanho do mercado e em recursos limitados, e dentro desses parâmetros, não fomos capazes de negociar um acordo com cada federação para ter as seleções nacionais delas incluídas no jogo.

Resumindo, vamos ter que nos acostumar com uma país sede e algumas outras seleções bacanas totalmente genéricas. Imagina ser eliminado da Euro por um time desses com gol aos 45 do segundo tempo marcado por um jogador que não existe?

Mas vamos voltar ao DLC. Joguei de cara a UEFA Euro 2012 com a Alemanha, no World Class. Primeira fase com Alemanha 2x2 Portugal (Özil e Cristiano Ronaldo com 2 gols), Holanda 1x2 Alemanha (Affelay para os holandeses e Özil e Podolski, este aos 90', para a Alemanha) e Dinamarca 1x1 Alemanha (Eriksen [olha o jovem do futuro aí gente!] e Özil). Campanha apenas razoável, mas que me deu a segunda vaga do grupo. Oitavas contra a Rússia: vitória 5x2 com show de assistências do Marco Reus, hat-trick do Podolski, golaço do Schweinsteiger e, pra variar, gol do Özil. Arshavin descontou duas vezes mas não me impediu de fazer a semi-final contra a poderosa Espanha. Jogo complicado e placar mentiroso: Alemanha 4x2 com erros incríveis da dupla catalã Puyol-Piqué que resultaram em gols de Schweinsteiger, Podolski (2) e, óbvio, Özil. Os gols de Negredo e Iniesta apenas evitaram o vexame que seria um 4x0. A Final seria contra a Holanda, que vinha com sede de vitória.



Holanda sem Robben de saída, melhor para a Alemanha. Primeiro tempo 2x1 com 2 gols de fora da área do Schweinsteiger e um golaço de falta do Sneijder. Segundo tempo com Robben em campo, mas morno e nervoso. Gol do Robben aos 90' e prorrogação. Götze entrou para ser herói e no primeiro toque na bola um chute forte e preciso para o 3x2. E tinha mais, Schweinsteiger de novo de fora da área fez 4x2. Mas a Holanda não estava morta e Sneijder balançou as redes de novo. 4x3 numa final de Euro? O quão épico seria isso na vida real? E acabou. Baita jogo com grande equilíbrio e muita emoção.


Festa e taça, praticamente igualzinho ao FIFA 12.



O DLC é isso aí. A UEFA Euro 2012. E nisso ele cumpre muito bem o seu papel, mesmo considerando que um dos times é completamente genérico. Com certeza durante a Eurocopa a emoção vai ser bem maior, principalmente com os times atualizados (menos a Ucrânia, né?). Assim ficou a minha primeira Euro:


Ainda dei uma testada no tal modo Expedition. Criei meu time com o meu Virtual Pro do FIFA 12, joguei algumas partidas e só ganhei jogadores ruins do Cazaquistão. Por enquanto ainda estou jogando só por jogar sem maiores interesses...



E antes de terminar, ainda joguei outra Euro, desta vez com a Inglaterra. Empatei com a França, ganhei da Suécia e... Perdi e acabei sendo eliminado pela Ucrânia genérica. Com gol aos 90'. Do Tomaschuk. Coisas da vida.

Ainda estou por testar a UEFA Euro 2012 Online, mas após várias tentativas frustradas de achar adversários ontem eu deixei para outra oportunidade. Caso seja idêntica à Copa do Mundo online que tinhamos no 2010 FIFA World Cup, com certeza será uma bola dentro.

Por fim, no geral eu gostei mesmo considerando a tristeza pelos vários genéricos. Gostei pois comprei justamente querendo jogar a Euro. Ganhei com a Alemanha, paguei mico com a Inglaterra e já estou em outra com a Itália. Certamente jogarei com outras seleções, farei outras combinações de grupos e irei me divertir muito durante a competição real... Para quem quer exatamente isso e só isso, a DLC é ótima. Mas para quem quer algo mais elaborado, eliminatórias, quem se importa ferozmente com times genéricos, língua portuguesa e opções de edição (completamente ausentes), é melhor passar longe para evitar dores de cabeça.